Município recebeu oferta de ajuda para viabilização dos projetos.
O prefeito Juninho da Padaria, recebeu nesta segunda-feira (28) no paço municipal a visita dos deputados estaduais Sargento Neri e Major Mecca, que vão iniciar seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa no dia 15 de março, levantando as bandeiras da segurança pública e valorização dos policiais. Os parlamentares ofereceram apoio ao município para viabilizar a construção de um novo prédio para abrigar o Batalhão da Polícia Militar e também para implementar a Atividade Delegada na cidade. Outro tema discutido foi a oferta de pró-labore, uma ajuda de custo para os policiais.
“São projetos que já vinham sendo tratados pelo município e que precisam do apoio financeiro do governo do estado para serem implementados, e toda ajuda que possa contribuir para atingir esse objetivo é bem-vinda”, comentou Juninho da Padaria, que está confiante no andamento desses projetos já apresentados ao governador João Dória e ao vice-governador Rodrigo Garcia. A área sugerida para a construção do prédio fica no Jardim Claret.
O vice-prefeito e secretário de Segurança, Marco Antonio Bellagamba, observou que a conquista desses pleitos trará benefícios à comunidade. “A melhor localização do batalhão facilita o acesso da comunidade e a logística dos policiais para atendimento a ocorrências”, destacou.
Representantes da PM, Câmara Municipal e da Apas (Associação Policial de Assistência à Saúde) também participaram da reunião. “Essa sede é um grande anseio da corporação que defende que os quartéis têm que estar acessíveis à população”, afirma o tenente-coronel Rodrigo Arena, comandante do 37º Batalhão da Polícia Militar de Rio Claro.
Sobre a Atividade Delegada, o vereador Ruggero Seron explica que o orçamento municipal deste ano tem reserva de R$ 340 mil para investir no projeto. “Esses recursos foram aprovados através de emenda de minha autoria”, informa Seron. Para ser implementado, o município precisa elaborar e aprovar projeto de lei autorizando o convênio com o governo do estado. A Atividade Delegada permite a utilização de policiais militares, em dias de folga, no policiamento ostensivo e no apoio às atividades de fiscalização realizadas pelas prefeituras. “Os recursos já estão previstos no orçamento e o serviço pode ser implementado de imediato após a aprovação”, explica Seron.
Também participaram da reunião o major Aparecido Chagas do Nascimento, presidente da Apas; major André Viana; coronel Orlando Tomasella; coronel Dulcinéia Lopes de Oliveira, da Assessoria da Polícia Militar da Alesp; coronel Janio Akito Maebayashi, assessor parlamentar; e Fred Martins, assessor parlamentar.