Na manhã dessa quinta-feira (16), a Comunidade de Nossa Senhora Aparecida se reuniu no entorno do Lago Azul em Rio Claro para a preparação dos tapetes para a Festa de Corpus Christi.
A Missa de Inquisição da Eucaristia será celebrada hoje ás 16 horas no Lago Azul. Essa celebração terá duas passagens importantes a primeira parte celebrada no Lago Azul até a comunhão e em seguida comunidade sairá em procissão até Paróquia Nossa Senhora Aparecida na Rua 2 A entre Avenidas 28 e 30.
Na festa de Corpus Christi é celebrado o Corpo de Cristo, simbolizado na missa católica pela hóstia – é comemorado em várias cidades brasileiras através dos tapetes de serragem. Neles, os fiéis “desenham” cálices, pães e vinhos, que lembram o sacramento da comunhão. Após 2 anos de jejum a Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Rio Claro voltou a decorar as ruas do bairro para do Santíssimo Sacramento.
Nesta manha integrantes das Pastorais da Paróquia nossa Senhora Aparecida se reunira para preparar o tepete que simboliza a data.
De onde vem essa tradição? Como os tapetes são feitos? Onde eles são colocados?
Origem e significado
Os tapetes de Corpus Christi têm origem portuguesa. Elas chegaram ao Brasil na época da colonização.
Para a Igreja Católica, a prática remete à acolhida de Jesus em Jerusalém, “quando as pessoas cobriram as ruas de ramos e mantos para a passagem do Messias”, explicou o pároco Pe Renato Andreatto
“Os tapetes integram o trajeto da procissão com o Santíssimo Sacramento, que para os católicos é a presença de Jesus no Pão Eucarístico”.

Material
Tradicionalmente os tapetes são feitos de serragem e de sal colorido, mas hoje, os fiéis também usam materiais diversos, como borra de café, areia, cascas de ovos e flores e objetos como potinhos e tampinhas.
Os tapetes não saem do lugar: normalmente são feitos desenhos no próprio chão, que depois são preenchidos com esses materiais, compondo os tapetes.

Procissões
Os tapetes são confeccionados ainda na madrugada para que que fiquem prontos a tempo das procissões com o “Corpo de Cristo”, que simboliza o sacramento da comunhão.
Os fiéis passam por cima dos tapetes no trajeto definido para a procissão. São eles que sinalizam o percurso da procissão.