Quem passar pelo local poderá publicar vídeo interativo em redes sociais usando as hashtags #poupatempotaon e #poupatempo25anos.
Cada vez mais digital e atento às necessidades de uma sociedade que busca por facilidades, o Poupatempo celebra 25 anos de história com recorde de atendimentos, inovações e sempre próximo da população. Para comemorar a marca histórica, o posto da Sé, no centro da capital, será palco de um evento de aniversário nestas quarta e quinta-feira, dias 9 e 10 de novembro, das 8h às 16h.
Primeira unidade da história do Poupatempo, o posto da Sé receberá uma tenda decorada com balões, backdrop comemorativo e dois equipamentos para gravação de vídeos em 360° e depoimentos. Quem quiser interagir de forma digital receberá o conteúdo por WhatsApp e poderá fazer publicações nas redes sociais utilizando as hashtags #poupatempotaon ou #poupatempo25anos. O perfil @poupatemposp no Instagram também vai compartilhar imagens para quem não puder participar no local.
Nas festividades nesta quarta (9), o posto da Sé também receberá o Coletivo Catappum, grupo de comédia circense que apresenta um espetáculo repleto de música ao vivo, bonecos e jogos com a plateia. A apresentação acontece das 13h30 às 14h30 e faz parte do calendário de atividades do Sesc Carmo.
Em mais de duas décadas, o Poupatempo se reinventou e já contabiliza 755 milhões de serviços prestados nos postos de todas as regiões do estado de São Paulo. Sem perder a essência de qualidade do atendimento, o programa amplia seus serviços tanto de forma física quanto digital. Ainda em 2022, a meta é chegar a todos os 645 municípios paulistas e ultrapassar 100 milhões de atendimentos em um único ano.
São 189 unidades que oferecem serviços essencialmente presenciais, como a primeira via do RG e alteração de dados na CNH, por exemplo. Outros dois postos 100% digitais garantem atendimento de forma rápida e prática. Até dezembro, o Poupatempo terá 200 postos físicos e 900 totens de autoatendimento em todas as regiões do estado, concluindo a maior iniciativa de expansão da história do programa.
De janeiro a outubro, o Poupatempo superou o total de atendimentos registrados ao longo do ano de 2021. O programa registrou a marca de 82,6 milhões de atendimentos em dez meses, sendo 70,8 milhões de forma online e 11,8 milhões nos postos. Na comparação a todo o ano passado, o aumento foi de 40%.
Com as atuais 245 opções de atendimentos online, em menos de quatro anos a meta estipulada no início da gestão de ao menos 240 serviços eletrônicos foi superada, e cerca de 85% de toda a demanda atual é atendida em poucos cliques pelo portal (www.poupatempo.sp.gov.br), aplicativo de celular Poupatempo Digital, assistente virtual, o P, que atende no portal e no WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974, além de 770 totens de autoatendimento distribuídos em 460 cidades da Grande São Paulo, interior e litoral.
Entre os serviços eletrônicos disponíveis, os destaques são renovação simplificada da CNH, emissão do atestado de antecedentes criminais, licenciamento digital, pesquisa de pontuação e débitos de veículos, entre outros.
Unidades digitais
As unidades digitais do Poupatempo estão localizadas na sede do CREA-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), na Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1059, na capital, e na região central de Campinas, na Avenida Anchieta, 200. Em ambas, o horário de atendimento é de segundas a sextas, das 9h às 17h, e sábados, das 9h às 13h. Ao contrário das unidades com atendimento presencial, não é preciso agendamento prévio para uso dos postos digitais.
Com capacidade para 800 atendimentos por dia em cada uma, as unidades digitais oferecem totens de autoatendimento e computadores para que qualquer pessoa efetue solicitações por conta própria. Também há rede wi-fi para quem preferir usar os serviços a partir do próprio celular, além de colaboradores de prontidão para auxiliar e tirar dúvidas sobre os serviços.