Anuncie aqui
Anuncie aqui

“Jardins em Festa” sugerem decorações com plantas e flores no Natal de Holambra

Um novo olhar para a decoração de Natal, em que o estímulo às emoções está aliado à consciência ecológica. Essa é a proposta dos profissionais que participam da Mostra de Paisagismo e Decoração do Natal de Holambra. Os enfeites natalinos mesclam-se às peças leves e tecnológicas feitas com produtos recicláveis, reaproveitáveis ou, até mesmo, biodegradáveis. O evento acontece de 25 de novembro a 18 de dezembro de 2022, às sextas e aos sábados, das 16h às 24h, e aos domingos, das 16h às 23h. Holambra fica a 134 km da capital paulista.

Anuncie aqui

Uma das atrações do Natal de Holambra, Mostra de Paisagismo e Decoração “Jardins em Festa”, apresenta projetos que contemplam a utilização de flores e plantas ornamentais nas decorações das festas de fim de ano, em ambientes internos e externos. As plantas e flores proporcionam vida e alegria aos jardins e às áreas de convívio ou na decoração de móveis e das mesas para as ceias ou jantares de confraternização. Por se tratar de uma atração do evento Natal de Holambra, a mostra pode ser visitada somente nos dias de funcionamento do evento: até 18 de dezembro de 2022, às sextas e aos sábados, das 16h às 24h, e aos domingos, das 16h às 23h. Holambra fica a 134 km da capital paulista.

Poinsétias, begônias, kalanchoes, tuias, lírios e antúrios espalham elegância e charme pelos espaços, entre as decorações que primam por materiais sustentáveis, como o móbile de borboletas biodegradável, o presépio feito de EPS (isopor), produto 100% reaproveitável, ou o painel que sustenta 700 plantas, produzido em isopor para poder ser reutilizado em outras oportunidades. O conceito do “Jardins em Festa” focou na criatividade e na simplicidade, em detrimento do luxo, para lembrar o verdadeiro sentido do Natal. Os cinco primeiros ambientes foram destinados ao minissítio, outra atração do Natal de Holambra. As decorações dos espaços começam a partir do sexto ambiente:

“Natal de Paz em Família” – Isabela Perin Corbo (bióloga e paisagista), Isaias dos Santos (artesão) e Stella de Wit (terapeuta ocupacional) – ambiente 6.

A proposta é alinhar o bem-estar da família a um espaço desenvolvido para o livre estar de crianças, adolescentes e pets. O espaço, inclusivo e muito acolhedor, oferece a possibilidade do estímulo de todos os sentidos – audição, visão, tato, olfato e paladar -, por meio do contato com a natureza e de brinquedos educativos sustentáveis. O ambiente traz uma mesa baixa de piquenique com louças nas cores azul e branco e uma cesta de Natal. A árvore iluminada, atrás do balanço, é formada por dezenas de filamentos amarrados para dar a forma de uma pirâmide. As plantas não são tóxicas, para a segurança das crianças e dos pets. A ideia é que toda a família desfrute de um ambiente cheio de texturas, cheiros e sabores.

“Um amor de Natal” – Cíntia Rua (engenheira agrônoma e paisagista) – ambiente 7

Pensando no Natal como a expressão máxima do nascimento do amor divino na Terra, o grande coração instalado no espaço simboliza os sentimentos voltados para a fraternidade. A long chaise foi colocada propositalmente em meio ao canteiro, onde despontam as poinsétias, os antúrios vermelhos e as tuias stricktas, consideradas as flores e plantas mais tradicionais desta época. Grandes lâmpadas douradas com filamentos em diferentes designs exibem, também, palavras de amor. Elas pendem de grossas cordas amarradas em bambu. O boneco de neve é feito de fibra com luz interna, ajudando a iluminar o ambiente.

“Nature Beauty” – Inês Scisci Maciel e Fernanda Quelhas (arquitetas) – ambiente 8

A decoração foca nas cores vivas, como o amarelo e o laranja dos kalanchoes, para contrastar com as folhagens e com as tuias. A poltrona se torna ainda mais confortável quando utilizada com o pufe em momento bem relaxante sob a tenda de luzes amarelas piscantes. O aparador e a mesa são feitos de troncos de madeira. Os caminhos de mesa e os guardanapos têm detalhes em renda para, elegantemente, receberem os sousplats. As asas em metal permitem que os visitantes se tornem anjos nas fotografias.

“Natal na Cidade” – Mauro Contesini (engenheiro agrônomo e paisagista) – ambiente 9

Qualquer espaço pode ser transformado em um lugar perfeito para que sejam vivenciados momentos especiais. Com este conceito, a festa de Natal da família é no jardim da casa. O cenário cria a atmosfera para a chegada do Papai Noel. A decoração desperta o sabor de infância e, ao mesmo tempo, a esperança da renovação com a chegada do menino Jesus, anunciada pelas lâmpadas pisca-piscas. Como manda a tradição, os presentes estão ao redor da árvore de Natal. A mesa foi preparada para reunir todos em um momento que mescla o brinde com o agradecimento. Parte dos enfeites, feitos com madeiras de palete, traz a assinatura do desenhista industrial “com alma de artista” Márcio José de Andrade.

“A Luz do Ano Novo” – Karina Taccola (arquiteta) – ambiente 10

O espaço conta com quatro pontos de atenção bem distintos, mas todos voltados aos desejos de um Ano Novo promissor. O confortável sofá, coberto por luzes e ladeado por flores, foi pensado para despertar a magia da data, fortalecendo a esperança em 2023, como se as grandes asas pudessem permitir voos bem altos no ano que está por vir. A mesa foi posta para o Réveillon. O deck pode ser utilizado para a observação do pôr do sol, da lua ou das estrelas.

“Curas e Terapias no Ano Novo” – Cléia Thomazini (arquiteta, urbanista, paisagista e decoradora) e Orpheu Thomazini (arquiteto e urbanista) – ambiente 11
Vera Longuin

“Curas e Terapias no Ano Novo” – Cléia Thomazini (arquiteta, urbanista, paisagista e decoradora) e Orpheu Thomazini (arquiteto e urbanista) – ambiente 11

Curas e terapias com plantas são o foco do projeto que enfatiza a importância dos jardins, das plantas e das flores para a vida saudável. Não por acaso, a energia do branco predomina em todo o ambiente, como os lírios da paz, na “Área dos Anjos”, e os antúrios brancos, no “Labirinto de Flores”, que leva os visitantes até a fonte redonda e dourada que simboliza o Sol. A mesa para a ceia tem criativos arranjos de flores e plantas secas e anjos de barro da escultora Marleine Marineli Lozano, de 85 anos, e da artista plástica Jussara Zanco. Os pratos, pintados à mão pela artista Maria José Negri, estão posicionados de acordo com as orientações do Feng Shui, valorizando a integração e a harmonização familiar na hora da alimentação.

“Oficina do Papai Noel” – Orpheu Thomazini (arquiteto e urbanista) e Cléia Thomazini (arquiteta, urbanista, paisagista e decoradora) – ambiente 12

A árvore de Natal com quatro metros de altura, feita com muitas pelúcias, revela ser fácil encontrar brinquedos por ali. Papai Noel, na beira da porta, parece espiar o que acontece em sua oficina, enquanto a Mamãe Noel toma o seu chá no jardim. O cenário é uma casa de fazenda, na qual os brinquedos são feitos e embalados para presentear as crianças. O caminho de pedriscos que leva até a casa tem canteiros com begônias e tuias decoradas com bolinhas coloridas e alegres. A fachada da casa é coberta por jiboias variegata e sunpatiens de tons rosa. Destacam-se no espaço as pinturas do artista plástico Anderson Kleber, as peças de barro de Jussara Zanco e as botas esculpidas por Rogério Passos. Reproduções de alimentos, quadros e retratos da família Noel complementam a decoração. Cerca de 300 mudas de plantas foram utilizadas no ambiente. O toque colorido e rústico é garantido, ainda, pela utilização de taboas e xaxins de folhas de palmeira.

“Renovação” – Cris Antonelli e Beto Natalicchio (empresários do ramo de paisagismo) e Carla da Matta (decoradora) – ambiente 13

“Renovação” – Cris Antonelli e Beto Natalicchio (empresários do ramo de paisagismo) e Carla da Matta (decoradora) – ambiente 13
Vera Longuini

Com o propósito de valorizar a simplicidade da vida, o profissionais “forraram” o ambiente de natureza. O jardim vertical de EPS (isopor), de 26 m², é coberto por nada menos do que 700 plantas, entre elas as begônias que mostram sua beleza ao lado das natalinas poinsétias. O presépio, também produzido em EPS, tem formas simples para fortalecer a proposta de religiosidade e conexão com o universo. A guirlanda natalina ganha destaque na decoração, assim como a asa feita de neon. Para a elaboração da mesa posta, a consultora Carla da Matta buscou inspiração no jardim natural e utilizou poinsétias vermelhas e pinhas. As tuias stricktas receberam laços vermelhos e bolinhas de craspedias.

“Portais Natalinos” – Isaias dos Santos (artesão) e Isabela Perin Corbo (bióloga e paisagista) – ambiente 14

Portais Natalinos” – Isaias dos Santos (artesão) e Isabela Perin Corbo (bióloga e paisagista) – ambiente 14
Vera Longuini

Os triângulos têm vários significados. Os mais populares o relacionam à Santíssima Trindade, a uma alusão ao início, meio e fim, ou a corpo, alma e espírito, e ao equilíbrio de três forças divinas. Neste ambiente, os triângulos iluminados se transformam em “portais de luz”, sob os quais as pessoas podem se sentar para contemplar o delicado jardim formado por pinheiros e buxinhos, pelo vermelho das flores que reforça a simbologia natalina e pelas alegres cores das bromélias e begônias que oferecem a alegria do espírito natalino.

“Natal entre Flores” – Thabata Furlan (decoradora) e Allan Oliveira (designer de interiores) – ambiente 15

“Natal entre Flores” – Thabata Furlan (decoradora) e Allan Oliveira (designer de interiores) – ambiente 15

A ceia no jardim foi o ponto de partida do projeto para a reunião familiar nas festas. O lounge aconchegante reúne os convidados enquanto aguardam a revelação do amigo-secreto e a ceia de confraternização. Os móveis são rústicos, mas têm a rigidez quebrada pelas coloridas embalagens dos pacotes de presentes e pelas bolas em tecido pendentes que decoram o estar junto com Papai Noel e os ursos polares. A árvore de Natal é formada por tuias stricktas suspensas. A mesa posta para a ceia traz um arranjo central linear com poinsétias e antúrios vermelhos, finalizado com bolas de Natal e pinhas. Os canteiros foram trabalhados com várias espécies de tuias – clássicas para a decoração natalina –, ornamentadas por pimentas vermelhas e poinsétias. A rusticidade está também nos troncos de eucaliptos que servem de apoio para os vasos de tuia limão, trazendo um jogo de alturas ao cenário. O clima de encontro fraterno fica completo nos jardins com antúrios e kalanchoes, além de ráfias, dracenas, aspargos e monsteras, entre outras folhagens.

“Jardim Árido” – Carla Dadazio (arquiteta e paisagista) – ambiente 16

“Jardim Árido” – Carla Dadazio (arquiteta e paisagista) – ambiente 16
Vera Longuin

A entrada do ambiente é marcada por duas árvores de Natal criadas com o reaproveitamento de paletes. A sustentabilidade desse material também está presente na construção dos bancos e da poltrona criada a partir do pé de uma antiga máquina de costura. A decoração utiliza enfeites natalinos com peças feitas de cerâmica, além de vários laços de diferentes tamanhos e guirlandas construídas com vasos com suculentas e echeverias. Kokedamas enfeitadas de vermelho, echeverias estrela pintadas da mesma cor, sansevierias no formato de coração e sansevierias no formato de torres trançadas simulando pequenas árvores de Natal – com direito a bolinhas feitas de semente natural e muitas luzinhas de led – completam o ambiente de pura magia.

Muitos elementos naturais são utilizados no ambiente, como o painel feito com papelão, esteira e barbantes. O espelho é ornamentado com aros de macramê, bolinhas de madeira e barbante. Os anjinhos espalhados são feitos de bolinhas de cerâmica, barbante e juta. Também é possível conferir um pequeno presépio feito com papelão, bolinha cerâmica e juta. O piso é de porcelanato antiderrapante, que evita escorregões quando molhado. A concepção priorizou plantas de fácil cultivo e baixa manutenção que, além da questão estética, têm função energética. Os cactos foram escolhidos por serem “purificadores” de ambientes, e a água que retêm simboliza nossas emoções e sentimentos. O colorido mesclado dos vários tons de verde das plantas e os tons terrosos da parede com o vermelho das poinsétias presentes em alguns pontos do espaço, como na base da árvore de Natal em palete, merecem ser fotografados e eternizados.

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Dr. Nelmer Rodrigues conversa com Dr. Alexandre Viviani - Cardiologista e também o Dr. Sérgio Antonio Pezzoti - Cardiologista falando sobre o tema "As Doenças do Coração".

Últimas notícias

McDia Feliz 2024 arrecada R$26,2 milhões e destina R$1,5 milhão ao Rio Grande do Sul

Valor será investido em projetos em prol da cura do câncer infantojuvenil e da educação de estudantes de escolas...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Discussão em Bar Termina com Morte de Jovem Esfaqueado, na madrugada...

Polícia Militar atende ocorrência de homicídio em via pública; autor do crime está foragido e vítima faleceu após socorro. A Polícia Civil do Estado de...

Irmãos morrem em colisão de motocicletas durante trilha em área rural

Acidente ocorreu em estrada de terra; motociclistas não usavam capacetes e chocaram-se de frente enquanto faziam manobras. Na tarde deste sábado, a Polícia Militar foi...

“Outubro Rosa no Clube Rio Claro Sul: Prevenção e Solidariedade em...

No último dia 29 de outubro, o Clube Rio Claro Sul foi palco de uma noite memorável, marcada pela união em prol de uma...
Anuncie aqui

Fim dos Cambistas?

Você, pobre mortal, tenta comprar um ingresso para grandes shows musicais ou jogos esportivos e não consegue! Se for compra virtual em poucos minutos...

10º Sarau Solidário Sons de Nebadon: Uma Celebração de Talentos e...

Na última terça-feira (5), Rio Claro foi palco de uma noite inesquecível com o 10º Sarau Solidário Sons de Nebadon, realizado no Grupo Ginástico...
Anuncie aqui