Veículo caiu em buraco aberto na Avenida 36, na quarta-feira (28). Corpos de cinco pessoas da mesma família foram localizados na quinta-feira (29). Criança de 10 anos segue desaparecida.
As buscas pela menina Gabriela Santos Leite, de 10 anos, entram no quinto dia, nesta segunda-feira (2). O Corpo de Bombeiros de Araraquara (SP) irá ampliar a área onde os trabalhos estão sendo realizados para a área da represa do Salto Grande e podem chegar até próximo ao rio Jacaré.
A criança estava no carro que foi “engolido” por uma cratera que se abriu na avenida Francisco Sales Culturato (Avenida 36) por conta da força da chuva, na noite de quarta-feira (28). O veículo foi arrastado pelas águas do córrego Ribeirão das Cruzes.
Os corpos de outras cinco pessoas da mesma família que estavam no carro foram localizados na quinta-feira (29), próximos ao local do acidente. As vítimas são:

Maria Helena Ferreira Luiz, de 61 anos;
Paulo Afonso Ferreira Luiz, de 68 anos, marido de Maria Helena;
Grace Santos Leite, de 52 anos, professora em Sorocaba, cunhada de Maria Helena e mãe do casal de gêmeos e da menina que também estavam no veículo;
Luísa Santos Leite, de 15 anos, filha de Grace;
Piero Santos Leite, de 15 anos, irmão gêmeo de Luísa e filho de Grace;
Gabriela Santos Leite, de 10 anos, filha de Grace, segue desaparecida.
Na sexta-feira (30), os bombeiros contaram com a ajuda de um cão farejador. As buscas, que se concentraram a partir de dois quilômetros do local onde aconteceu o acidente, tiveram que ser interrompidas durante a tarde porque voltou a chover na cidade. Segundo a Defesa Civil, foram 65 milímetros entre as 14h e 15h.
O acidente envolvendo a família comoveu a cidade. A prefeitura decretou luto oficial. O prefeito Edinho Silva (PT) disse que a estrutura do local onde aconteceu o acidente foi vistoriada em outubro. “Estava em plenas condições, mas o volume de chuva foi muito grande”, disse.
A enorme cratera que se abriu na Avenida Padre Francisco Sales Culturato (Avenida 36) teve outros desmoronamentos e aumentou ainda mais. De acordo com estimativas do Corpo de Bombeiros, ela está atualmente com 15 metros de profundidade e sete metros de largura.
O buraco, que começou na pista sentido Centro, se alastrou para a outra pista também. Atualmente, o acesso está totalmente impedido. O tráfego de veículos e de ônibus do transporte público coletivo que fazem as linhas Rodorib e Shopping Jaraguá está sendo desviado.
O acidente

O acidente aconteceu por volta das 22h de quarta-feira, quando choveu 195 milímetros na cidade. Os bombeiros encontraram as primeiras vítimas na manhã de quinta-feira, juntamente com o carro que foi levado pela água e estava completamente destruído.
No veículo, estavam os corpos de Grace, e dos seus filhos adolescentes. Mais tarde, os bombeiros encontraram os corpos de Maria Helena um pouco distante de onde estava o carro e posteriormente, resgataram também o corpo de Paulo.
Uma força-tarefa entre Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal (GCM), equipes do Trânsito e Defesa Civil atuaram ao longo d o dia no Jardim dos Manacás. O helicóptero Águia da PM auxiliou nas buscas.
Fonte: g1 São Carlos e Araraquara





