Anuncie aqui
Anuncie aqui

Número de assassinatos em Rio Claro em 2023 é igual aos de São Carlos e Araraquara juntos

Entre as três maiores cidades da região, Rio Claro lidera nos crimes violentos e São Carlos naqueles contra o patrimônio, como furtos ou roubos.

 

Anuncie aqui

Com populações acima de 200 mil habitantes, São Carlos (254.484 habiantes), Araraquara (238.339 habitantes) e Rio Claro (208.008 habitantes) – as três maiores cidades da região – têm realidades diferentes quando se fala de segurança.

Um balanço feito pelo g1 com base nos dados sobre os índices de crimes no 1º semestre de 2023, divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP) nesta semana, mostra que a criminalidade tem características diferentes em cada uma delas.

Em Rio Claro predominam os crimes violentos, como homicídios e estupros. Para se ter uma ideia, no 1º semestre de 2023 foram registrados 16 assassinatos, número igual a soma dos que ocorreram em São Carlos (12) e Araraquara (4), cidades com população maiores.

Vítimas de homicídios em Rio Claro

Fonte: Secretaria de Segurança Pública – SSP

Já São Carlos lidera quando se trata de crimes contra o patrimônio como roubos e furtos. Um exemplo são as ocorrências envolvendo veículos na cidade que foram 70,9% a mais do que em Araraquara e 17,3% superiores as registradas em Rio Claro (veja mais abaixo).

Araraquara, por sua vez, tem os maiores índices de estupro, junto com Rio Claro.

Veja entre as três cidades, quem lidera em cada tipo de crime (1º sem/23):

🚨 Homicídios:
Rio Claro – 16 assassinatos
São Carlos – 12 assassinatos com 14 vítimas
Araraquara – 4 assassinatos

🚨Roubos
São Carlos – 191 ocorrências
Rio Claro – 178 ocorrências
Araraquara – 95 ocorrências

🚨Furtos
São Carlos – 1.471 ocorrências
Araraquara – 1.365 ocorrências
Rio Claro – 982 ocorrências

🚨Roubos e furtos de veículos
São Carlos – 258 ocorrências
Rio Claro – 220 ocorrências
Araraquara – 151 ocorrências

🚨Estupro
Rio Claro – 37 estupros, sendo 30 de vulneráveis
Araraquara – 37 estupros, sendo 25 de vulneráveis
São Carlos – 34 estupros, sendo 22 de vulneráveis

🚨Mortes no trânsito
São Carlos – 17 vítimas
Araraquara – 13 vítimas
Rio Claro – 7 vítimas

Balanço do 1º semestre

Os dados da SSP mostram que a criminalidade diminuiu nas três cidades, no 1º semestre deste ano, tanto comparada com o mesmo período do ano passado quanto com o 2º semestre de 2022.

Araraquara

Entre janeiro e junho de 2023, a cidade teve o menor número de homicídios entre os três últimos semestres. Após um segundo semestre de 2022 violento, a cidade também conseguiu diminuir as mortes no trânsito, os roubos e furtos no início deste ano. O único aumento registrado pela SSP foi o de pessoas feridas em acidentes de trânsito (veja tabela).

Índice de criminalidade em Araraquara por semestre

São Carlos

São Carlos teve redução no número de assassinatos e tentativas de homicídio no 1º semestre de 2023, comparado com os dois semestres anteriores.

Apesar ser a que mais tem roubos e furtos, entre as maiores cidades da região, São Carlos conseguiu diminuir o índice desses crimes. No caso de furtos, essa redução chegou a 27,8%.

Em contrapartida, o trânsito ficou mais violento esse ano, comparado ao ano passado. O número de mortes no 1º semestre foi 17, três a menos do que o total de vítimas do ano passado (veja tabela). Já o número de feridos aumentou 34,8% em relação ao semestre anterior.

Índice de criminalidade por semestre em São Carlos

Rio Claro

Rio Claro teve diminuição dos índices de roubos e furtos, inclusive de veículos. Em contrapartida, o número de assassinatos voltou a subir, após uma queda no semestre anterior.

fonte: g1 São Carlos e Araraquara

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Neste episódio especial, abordamos um tema cada vez mais relevante na área da saúde: os desafios e os limites éticos e legais no exercício da medicina. Como as decisões médicas se equilibram entre a legislação vigente e os princípios éticos da profissão? Para aprofundar esse debate, recebemos dois convidados de peso:

👩‍⚕️ Dra. Thais Lussari Portieres – Advogada Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

👨‍⚖️ Dr. Gilson Tadeu Lorezon – Advogado Vice-Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

Descubra como eventos como o simpósio vêm contribuindo para promover o diálogo entre o setor jurídico e a prática médica, e como isso pode impactar o futuro da saúde no Brasil.

Últimas notícias

Turbidez no rio Corumbataí segue diminuindo e ETA 2 opera em 75% da capacidade

Ainda deve ocorrer baixa pressão ou interrupção temporária no abastecimento de água nos imóveis sem caixa d’água nos bairros...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Brasileira é eliminada no Miss Universo 2025, mas celebra conquista histórica...

A trajetória de Maria Gabriela Lacerda, representante do Brasil no Miss Universo 2025, chegou ao fim na noite desta quinta-feira (20), em Bangkok, na...

Desfiles, VAR, UESCA….

Sucesso os desfiles das escolas de samba de Rio Claro. Ingressos esgotados, transmissão ao vivo, comércio, hotelaria e gastronomia contentes. Este ano marca a efetiva...

Fim dos Cambistas?

Você, pobre mortal, tenta comprar um ingresso para grandes shows musicais ou jogos esportivos e não consegue! Se for compra virtual em poucos minutos...
Anuncie aqui

Brilho e Devoção na Passarela: Miss Universo Brasil encanta o mundo...

Produção luxuosa, confeccionada ao longo de sete meses, une fé, representatividade e emoção; estilista rio-clarense elogia desempenho da brasileira.   A representante do Brasil no Miss...

UESCA elege nova Diretoria Executiva e reforça união das escolas de...

Em votação unânime, chapa liderada pelo advogado Dr. Willian Nagib Filho assume a gestão da União das Escolas de Samba da Cidade Azul. A noite...
Anuncie aqui