Medidas simples devem ser adotadas para evitar que o calor afete a saúde.
Com temperaturas que podem chegar perto dos 40 graus nos próximos dias e a umidade relativa do ar baixa, a Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro alerta para cuidados com a saúde que devem ser adotados. São medidas simples e que fazem a diferença para evitar problemas.
“A recomendação vale para toda população, e a atenção deve ser redobrada no caso de crianças, pessoas idosas, obesas ou que tenham doenças pré-existentes”, afirma Camila Fontana Rovari, que coordena o setor de atenção básica da Fundação de Saúde.
A Fundação de Saúde alerta que é importante evitar exposição solar direta das 10 às 16h e usar protetor solar a qualquer hora do dia. As fortes ondas de calor podem afetar a saúde, causando tontura, dor de cabeça, desmaio, náusea, exaustão e inchaço, especialmente na região dos tornozelos.
Para evitar esses problemas, cuidados podem ser tomados em casa ou em ambientes externos e incluem hidratação. A orientação é manter sempre uma garrafinha de água por perto, também podem ser ingeridos sucos naturais recentemente preparados. Outro cuidado importante é manter uma alimentação baseada em frutas, verduras, legumes, e outros alimentos ricos em água.
Nestes dias mais quentes, os banhos devem ser tomados em água fria ou gelada e é indicado o uso de roupas leves e de cores claras. Também é recomendado o uso de ar-condicionado ou ventiladores no ambiente e a orientação é para evitar a prática de atividade física ao ar livre, especialmente em períodos mais quentes do dia.