Interessados poderão conferir a obra escrita e ilustrada por crianças de projetos sociais.
“Diferentes porém iguais” é o nome do livro lançado na terça-feira (9) em Rio Claro. Os textos e ilustrações da obra foram feitos por crianças e adolescentes atendidos pelos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) oferecidos pela prefeitura e também por entidades parceiras do município. O livro traz histórias e relatos escritos pelas crianças e jovens, com base em suas experiências de vida. A obra não será comercializada, mas os interessados em conferir o trabalho das crianças poderão ter acesso ao livro nas bibliotecas públicas municipais e também no Arquivo Público e Histórico do município.
O livro foi organizado pela prefeitura, através da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, com apoio de organizações da sociedade civil. Os autores são crianças e jovens do SCFV Jardim Bandeirantes, Projovem, SCFV Jardim Brasília, SCFV Jardim das Flores, Agência Adventista de Recursos Assistenciais Central Brasileira (Adra), Aldeias Infantis SOS Brasil, Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Centro Social e Esportivo Claretiano Terra Nova, Educandário Santa Maria Goretti, Núcleo Artevida Associação Beneficente, Sociedade Beneficente São João da Escócia e União de Amigos (Udam).
“Foi gratificante realizar esse trabalho e ver o sorriso nos rostos das crianças. É algo que vai marcar esses jovens para o resto de suas vidas”, destaca a secretária municipal do Desenvolvimento Social, Érica Belomi, uma das organizadoras do livro, trabalho realizado em parceria com Rita de Cássia Dalla Costa Godoy Lima, diretora do Departamento de Gestão Integrada do Suas, e Viviane Cristina Geraldo, gerente de Proteção Social Básica.
A publicação foi feita dentro do projeto “Como nasce um livro”, da editora Adonis, que também fez revisão de textos e projetos editorial e gráfico. O livro está registrado na Biblioteca Nacional, como é feito com as demais publicações.
Centenas de pessoas participaram do lançamento do livro no Centro Cultural “Roberto Palmari”. Familiares, autoridades, representantes das entidades e profissionais do setor foram prestigiar o trabalho desenvolvido pelas crianças. “Agradeço o empenho e o trabalho realizado pelas equipes da secretaria e das entidades para viabilizar a obra, bem como o apoio dos pais e familiares dos autores”, destacou Érica Belomi.
O vice-presidente da Udam, Adriano Marchi, enfatizou a importância do trabalho desenvolvido com as crianças. O ex-deputado Aldo Demarchi elogiou o trabalho desenvolvido pela prefeitura e entidades. “As crianças de hoje são o futuro do amanhã e, por isso, o poder público deve ter um olhar voltado para o social”, frisou.
Também participaram do lançamento Daniel Buchdid, diretor municipal dos Programas Complementares e presidente dos conselhos municipais da Criança e do Adolescente e da Assistência Social; Augusto Pedro Prochnon Júnior, presidente da Casa das Crianças; Ruy Philadelpho Machado Filho, presidente da Apae; Candinha Demarchi, ex-secretária municipal; e os vereadores Adriano La Torre e Geraldo Voluntário.