A manhã de segunda-feira (29) foi marcada pela emoção no batalhão do Corpo de Bombeiros de Rio Claro. Das mãos do vereador Hernani Leonhardt (MDB), os bombeiros Tenente Giovani e Cabo Thomazini receberam uma Moção de Congratulações e Louvor pela heroica participação no resgate das vítimas na tragédia de Brumadinho/MG em janeiro deste ano.
O Tenente Giovani, que também é o comandante do posto em Rio Claro, explica que foram convocados por possuírem um curso chamado BREC (Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas). “São poucos os bombeiros que possuem esta certificação, então desde o dia da tragédia ficamos à disposição, sabendo que poderíamos ser acionados a participar do resgate”, relembra Giovani.
Leonhardt, que é o autor da propositura, destaca que a honraria não é apenas dele, mas de toda a Câmara Municipal. “Além de ter sido aprovada por unanimidade, todos os vereadores pediram para assinar em conjunto. A partir desse momento, a homenagem passa a ser da Casa de Leis, que representa toda a população de Rio Claro. Vocês são um orgulho para todos nós.”
O rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, ocorreu no dia 25 de janeiro e se tornou um dos maiores desastres ambientais da história do Brasil. Mais de 230 pessoas morreram e 37 pessoas continuam desaparecidas.