Joana Isidora de Melo, de 70 anos, tentou salvar a filha, Josicleide Joana dos Santos, de 35 anos, mas as duas ficaram presas embaixo de carro que tentavam impedir que a enxurrada levasse.
Foram identificadas como Joana Isidora de Melo, de 70 anos, e Josicleide Joana dos Santos, de 35, as duas mulheres que morreram em uma enxurrada durante a chuva que caiu em Limeira (SP), no início da noite desta sexta-feira (19). Elas eram mãe e filha.
As duas moravam no trecho final da Rua Pedro Targino da Silva, no bairro Las Palmas, quase em frente de onde acabaram se afogando.
Josicleide tinha registro de microempreendedora individual como motorista para transporte de pessoas e para entregas desde outubro de 2022.
Vizinho delas, Edivaldo Lima conta que a família se mudou para a rua há cerca de um ano.
“São pessoas boas. Pessoal que tá batalhando com a vida”, contou.
No momento em que ocorreram os afogamentos, duas crianças também estavam na casa das vítimas, segundo a PM. Elas presenciaram tudo, ficaram abaladas e em seguida o pai delas chegou ao local.
Câmera flagrou correria
Uma câmera de segurança flagrou a correria de pessoas que tentaram ajudar mãe e filha.
Pelas imagens é possível ver que a chuva está forte no momento e uma enxurrada desce pela rua. As vítimas se afogaram na parte debaixo da via.
Também é possível ver que dois rapazes são avisados por duas meninas e descem correndo para tentar ajudar as vítimas. No entanto, elas morreram no local.
Mãe tentou salvar filha
Segundo a Polícia Militar, a filha tentava evitar que um carro fosse arrastado pela enxurrada.
“A Josicleide tentou segurar o veículo, o veículo passou por cima dela e ela ficou presa embaixo do veículo. A mãe, na tentativa de salvar a filha, acabou sendo arrastada também para baixo do veículo. Ambas ficaram presas lá e, pelo volume de chuva que caiu no momento da ocorrência, as duas acabaram se afogando e vindo a óbito no local”, relatou o policial militar Jorge Barbosa, que atendeu a ocorrência.
Uma viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi até o local, por volta das 17h53, e confirmou o óbito das duas mulheres.
Equipes do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar deram apoio na ocorrência e a Polícia Civil realizou perícia no local. Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML).
Outras ocorrências
Entre 17h20 e 18h20 desta sexta, choveu um volume de 41,4 milímetros na cidade, que também registrou outras ocorrências durante o temporal.
Na Rua Prefeito Marciliano, no Jardim do Lago, outro carro foi arrastado pela enxurrada que se formou no local.
Já na Ponte Preta, que fica localizada na Avenida Campinas, um motociclista ficou ilhado, conforme imagens feitas por moradores. Veja no vídeo abaixo:
Na quinta (18) a Defesa Civil lançou um alerta de fortes temporais na Região Metropolitana de São Paulo entre esta sexta-feira e domingo (21). Segundo o órgão, a região deve ter 150 milímetros de chuva em todo o fim de semana.
O principal volume de água deve ser durante o sábado (20). Por isso, a Defesa Civil do Estado recomenda atenção redobrada em áreas urbanas mais vulneráveis.
Fonte: g1 Piracicaba e Região