A crise desencadeada pela greve dos caminhoneiros também está afetando o atendimento dos ecopontos de Rio Claro. As seis unidades ficam fechadas a partir desse sábado (26). A medida da prefeitura é necessária uma vez que o bloqueio de estradas dos grevistas está impedindo que o caminhão poliguindaste, que faz a troca das caçambas nos ecopontos, saia da garagem localizada na rodovia Fausto Santomauro, que liga Rio Claro a Piracicaba.
A operacionalidade dos ecopontos depende do esvaziamento das caçambas dos ecopontos, que são equipamentos públicos que recebem quase todo o tipo de material de descarte, com exceção de lixo orgânico e hospitalar. Assim que a situação nas estradas for normalizada, os ecopontos voltam a abrir.
A greve dos caminhoneiros também afetou o funcionamento de outros setores da administração pública municipal. Na sexta-feira (25) o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, decretou situação de emergência preventiva, reduzindo o expediente nas repartições para o horário das 7h30 às 13h30. Já escolas municipais não terão aulas na semana que vem.