Anuncie aqui

A rentabilidade do Tesouro Selic e as expectativas do mercado

Por: Alina Hassen

Os títulos do Tesouro Selic são pós-fixados com remuneração atrelada à Taxa Selic, são emitidos pelo Governo Federal e, em conjunto com os demais Títulos Públicos Federais, formam a dívida pública federal.

Esses títulos são de renda fixa, então o investidor, no momento da compra, sabe a rentabilidade que receberá na data de vencimento e são aplicações com alta liquidez possibilitando aos investidores comprarem e venderem a qualquer momento até a data do vencimento.

Anuncie aqui

No mês de setembro, a rentabilidade do Tesouro Selic foi negativa o que gerou uma série de dúvidas e expectativas em relação a esses investimentos, justamente por serem considerados previsíveis e formarem a reserva de emergência de muitas pessoas.

Vamos entender o que aconteceu em setembro e o que está acontecendo no cenário econômico brasileiro que trouxe como consequência esta oscilação negativa nesse investimento.

Os títulos públicos, incluindo neste grupo o Tesouro Selic, são emitidos pelo Governo Federal como forma de captar recursos financeiros de investidores, geralmente para o financiamento de investimentos – estradas, escolas, hospitais.

Como é possível comprar e vender esses títulos até a data do vencimento (liquidez do mercado) a oscilação no preço dos títulos está relacionada a oferta e demanda, além disso, com o aumento da dívida pública brasileira, os títulos públicos estão sendo emitidos com taxas de juros maiores por conta do maior prêmio de risco e prazos de vencimento menores.

Títulos do Tesouro são investimentos de renda fixa, se o investidor mantiver o título até a data do vencimento, ele receberá a remuneração combinada inicialmente, mas como é um título com muita liquidez no mercado, se o investidor precisar vender antes do vencimento, neste caso, ele está sujeito as oscilações de preço, que é a diferença entre o preço teórico e o preço real.

Colaboração: Alina Hassem, Administradora, especialista em Mercado Financeiro.

Confira outros artigos da autora:

Quando economia e psicologia se encontram

Anuncie aqui

Mais artigos do autor

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Curta nossa página no Facebook

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Outros artigos

Bastidores da Política

Arquivado mandado de segurança de ex-prefeito contra CP da Saúde. O Diário da Justiça Eletrônico (DJE) desta quinta-feira (11) divulga sentença do juiz da Vara...

Quem conta um conto, aumenta um ponto

Por: Priscila Assumpção “Quantas vezes?” “Dez!” “Tem certeza? Eu achava que foram duas, e já achei um absurdo.” As duas moças seguiam pela calçada, em direção ao Mercado...

Intoleráveis discriminações

Um sabonete

Anuncie aqui

Mais notícias

Mutirão contra a dengue recolhe 4 t de materiais

Ação foi realizada na quarta-feira no Bom Retiro e incluiu serviços de limpeza. O mutirão de combate à dengue realizado na quarta-feira (13) no bairro...

Do sossego à adrenalina, Brotas é o destino completo para o feriadão de 15 de novembro

Com atrações para todos os perfis, Brotas promete um feriadão inesquecível entre natureza, aventura e tranquilidade Último feriado nacional prolongado de 2024, o 15 de...