Jovens desobedecem ordem de parada e são detidos após perseguição de 8 km; veículo apresentava sinais identificadores adulterados.
Na manhã de segunda-feira, 29 de julho, por volta das 11:11 h, a Guarda Civil de Rio Claro, através do Grupo de Apoio com Motocicletas (GAM), realizou uma ação decisiva na Estrada dos Costas. Durante patrulhamento, a equipe deparou-se com dois indivíduos em uma motocicleta Honda CG125 Fan preta, cujo condutor aparentava ser menor de idade e calçava chinelos, o que chamou a atenção dos agentes.
Ao receberem a ordem de parada, os suspeitos desobedeceram, iniciando uma perseguição que se estendeu por cerca de 8 km. Durante a fuga, o condutor entrou na contramão em diversas ruas, ignorando repetidas ordens de parada e sinais de trânsito. A perseguição terminou quando o passageiro caiu da motocicleta e o condutor perdeu o controle, caindo com o veículo.
Os indivíduos, identificados como menores de 15 e 16 anos, afirmaram ter comprado a motocicleta por R$5.000,00, mas não souberam informar o vendedor. A investigação revelou que a moto ostentava a placa de uma Honda Biz verde de Ribeirão Preto, enquanto a motocicleta abordada era uma Honda CG Fan 125 preta, com chassis e motor suprimidos. O condutor admitiu ter colocado a placa na moto.
Após o atendimento médico na UPA da 29, os menores foram conduzidos ao Plantão Policial, acompanhados pelo genitor do condutor. Foram registrados o Boletim de Ocorrência por Ato Infracional, Adulteração de Sinal Identificador de Veículo Automotor e Localização/Apreensão do veículo e da placa. Os menores foram ouvidos e liberados para o genitor do condutor.