Iniciativa propõe experiência de inovação e empreendedorismo para jovens universitários de escolas públicas e privadas.
O Acelera Esalq está com as inscrições abertas até 13 de setembro pelo site do Centro de Inovação para Agricultura China-Brasil. O programa é resultado da parceria entre a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP), e as universidades chinesas China Agricultural University (CAU) e Hainan University.
A iniciativa propõe uma experiência de inovação e empreendedorismo para jovens universitários de escolas públicas e privadas. A programação terá início no dia 19 de setembro e o encerramento está marcado para 12 de dezembro, sendo, ao todo, oito encontros online, totalizando 32 horas de carga horária, de quatro horas cada (das 8h às 12h).
“O Acelera Esalq é um programa que selecionará ideias inovadoras para problemas do agronegócio brasileiro. As equipes terão contato direto com os principais nomes do ecossistema de inovação do agro, além de professores da ESALQ-USP”, frisou o diretor da Esalq, professor Durval Dourado Neto, ao Portal da Esalq.
Segundo o professor Fábio Marin, coordenador do projeto na Esalq, a intenção é possibilitar aos jovens inscritos uma educação corporativa, apresentando o processo de inovação afim de estimular a personalidade empreendedora.
“As atividades pretendem despertar os alunos para o processo de inovação antes de partirem para a abertura de uma startup. Piracicaba é o vale do agro brasileiro e o nosso papel, enquanto universidade, é proporcionar essa formação interna e o diálogo com os hubs de inovação instalados no município”, disse ao Portal da Esalq.
Abrangência
A participação é aberta para alunos matriculados em cursos de graduação e pós-graduação de Ensino Superior, em faculdades públicas ou privadas, sendo obrigatória a presença de, no mínimo, três e, no máximo, cinco integrantes na equipe.
O Acelera Esalq é um treinamento aprovado como Programa de Atualização pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, que distribuirá uma premiação de R$ 20 mil às melhores equipes classificadas ao final do programa em avaliação final por banca composta por representantes de renomadas empresas e docentes.
A 1ª edição do programa conta com o patrocínio da Mosaic e o apoio da Fealq, EsalqTec, Pecege, WBGI e Solidaridad Brasil.