Após dois anos longe das atividades presenciais, o Projeto “Manhã em Cascalho”, idealizado pela Associação Trevisani Nel Mondo em parceria com a Secretaria de Educação de Cordeirópolis, voltou a encantar os estudantes dos terceiros anos das Escolas do Ensino Fundamental e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).
Cerca de 400 alunos foram recepcionados no bairro Cascalho, nos turnos da manhã e tarde desta terça-feira (05) para as atividades da 15ª Semana Italiana. A programação contou com a presença do prefeito, Adinan Ortolan, da secretária de Educação, Angelita Ortolan, e da coordenadora do Ensino Fundamental, Eliane Boteon, além dos pais dos alunos e professores.
As crianças apresentaram danças típicas, participaram de momentos de recreação e cultura e prestigiaram os contos e conselhos do senhor Geraldo Picolini. Em seu discurso, Ortolan relembrou os momentos difíceis, as perdas e as restrições que os últimos anos de pandemia causaram. Para ele, o momento presente, é de agradecer pela vida. “Como é bom retomarmos as atividades presenciais, estar junto das pessoas e poder celebrar de alguma forma nossos antepassados. Estar em Cascalho é uma volta ao tempo, é resgatar e valorizar tudo de bom que nossos irmãos imigrantes contribuíram para o crescimento de nossa cidade”, comentou o prefeito.
Angelita relatou que a Semana Italiana leva às crianças diferentes reflexões sobre a presença dos imigrantes que chegaram em Cascalho a partir de 1893 e ajudaram a construir a cidade. “Aqui eles deixam exemplos de amor à família, vontade de trabalhar, seus costumes, tradições e, quase 130 anos depois, podem ser revividos nesta semana especial”, destacou a secretária.