Com a pandemia aumentaram os casos de depressão, estresse e problemas relacionados ao isolamento.
O estresse é uma das maiores causas de afastamento do trabalho, sendo muitas vezes associado a outros problemas, como depressão, crises de ansiedade e pânico. Os problemas da saúde emocional do trabalhador não podem ser ignorados porque geram doenças físicas, como fadiga, dores de cabeça, hipertensão, doenças gastrointestinais e cardiovasculares.
A turma de alunos do Curso Técnico em Segurança no Trabalho e Meio Ambiente (T-39) do Senac de Rio Claro realizou uma Semana de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SPAT), de 17 a 20 de agosto, na cerâmica Cacique Vasos Esmaltados, em Santa Gertrudes. Foi a primeira vez que uma empresa abriu as portas para receber o evento estudantil, que teve como tema “Você é a ferramenta mais valiosa dessa empresa. Cuide-se!”
O assunto foi escolhido porque com a pandemia, os problemas emocionais e de relacionamento aumentaram, além disso, muitas pessoas tiveram que lidar com a perda de amigos e familiares, além das restrições impostas pelo isolamento.
A empresária Luciene Pedrosa explicou que abriu as portas aos estudantes para promover momentos de troca de informações e experiências, que fortalecessem as relações e confiança no ambiente de trabalho. “Nós dependemos uns dos outros, por isso precisamos cuidar do nosso emocional, dos nossos sentimentos e, com isso, vamos ter resultados melhores no trabalho e satisfação”, disse ela.
Em quatro dias de evento os temos tratados foram: saúde mental, o que é ergonomia, tipos de ergonomia, doenças e tratamentos, ginástica laboral, acidentes de trabalho e uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Os estudantes realizaram várias dinâmicas e sorteios de brindes.
O estudante Carlos José de Oliveira disse que o evento foi gratificante, por que foi a primeira vez na história do curso do Senac, que uma empresa abriu as portas para os alunos. “Foi um evento que obteve um resultado muito bom para os alunos, com crescimento em conhecimento e dedicação. Ele disse ainda que a experiência abriu uma nova percepção sobre a importância do técnico de segurança no ambiente de uma empresa. “Nossa missão é de primar pela segurança das pessoas com o uso dos equipamentos, dos processos adequados, mas acima de tudo não podemos nos esquecer de que estamos lidando com pessoas”, disse ele.
O professor do Senac, Nilson Zanella, disse que o evento foi muito satisfatório e atingiu os objetivos propostos. As atividades desenvolvidas visaram a reflexão sobre os cuidados com a saúde física e metal, recomendar atitudes seguras, ações preventivas e reforçar os cuidados com procedimentos de segurança. “Foi planejado levando em consideração o momento em que estamos vivendo, a pandemia e os riscos do ambiente de trabalho.”