Apresentações foram realizadas na manhã desta sexta-feira no Sesi.
Atividades relacionadas à arte e cultura destacaram nesta sexta-feira (23) a luta antimanicomial, que chama a atenção para a importância do tratamento mais humano às pessoas com transtorno mental.
Pacientes dos serviços de saúde mental subiram ao palco do teatro do Sesi para fazerem apresentações culturais. Na plateia, formada por funcionários dos serviços de saúde, pacientes e familiares, estiveram cerca de 100 pessoas, que apreciaram também filme, dinâmica e teatro. Empreendedores do programa de Economia Solidária não deveriam ser locais para exportar e comercializar seus produtos.
“O cuidado em saúde mental faz de várias formas e a arte e a cultura são ferramentas importantes para a promoção deste cuidado, especificamente à inserção social”, destaca Nathalia Rodrigues, responsável pelo setor de saúde mental da Fundação Municipal de Saúde.
O Dia da Luta Antimanicomial, realizado em 18 de maio, homenageia o movimento que busca a transformação dos modelos de atenção em saúde mental, promovendo a inclusão social, o respeito à autonomia e diversidade dos indivíduos, além da promoção à saúde integral ao sujeito.