Operação Torre Eiffel desvenda esquema milionário de tráfico e lavagem de dinheiro
No final da tarde desta sexta-feira, dia 9, a eficiência e determinação do Batalhão de Ações Especiais da Polícia (Baep), foi notável o qual que realizou a captura de um indivíduo de 36 anos, identificado como R.F.B., em um condomínio de alto padrão em Rio Claro. O suspeito era alvo de um mandado de busca, no âmbito da Operação Torre Eiffel, desencadeada desde novembro do ano anterior.
A operação, que mobilizou mais de 200 policiais, não se limitou apenas a Rio Claro, mas se estendeu por diversas cidades, revelando um amplo esquema de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, com ramificações em municípios como Santa Fé do Sul, Jales, Votuporanga, Rio Preto, Monte Aprazível, Piracicaba, Americana, Sumaré, Santa Bárbara d’Oeste, Guarujá (SP), Catuti (MG) e Camboriú (SC).
As investigações revelaram que o líder do grupo criminoso adquiriu empresas na região para facilitar a lavagem de dinheiro, inclusive com participação de sua esposa como sócia. Transações financeiras atípicas, totalizando mais de R$ 50 milhões nos últimos dois anos, foram identificadas, envolvendo contas de empresas e de terceiros.
Além disso, o esquema de lavagem de dinheiro incluía estabelecimentos de beleza, hotéis, açougues, supermercados e outros pontos comerciais, evidenciando a complexidade e alcance das atividades ilícitas desbaratadas pela Operação Torre Eiffel.
O Baep, com sua ação enérgica e estratégica, reafirma seu compromisso com o combate ao crime organizado e à segurança da população, desarticulando esquemas criminosos e levando os responsáveis à justiça.