Escritório Regional do Sebrae-SP prestou suporte técnico e mentoria, fortalecendo a economia regional.
Com o apoio do Sebrae-SP, a Cadeia Produtiva Local (CPL) do Turismo Gastronômico de Rio Claro foi oficialmente reconhecida pelo programa SP Produz, iniciativa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico que estimula a auto-organização de grupos de empresas do mesmo setor para promover o desenvolvimento regional e aumentar a competitividade. O edital de reconhecimento, publicado na segunda-feira (14), destaca a valorização da gastronomia local com a realização de festivais e Rota Gastronômica.
Além de Rio Claro, outras duas CPLs da região também foram reconhecidas com o apoio do Escritório Regional do Sebrae-SP: a CPL da Construção Civil de São Carlos, gerida pela Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos (AEASC), e a CPL de Agricultura Familiar de Araras, sob gestão da Cooperativa de Apicultores e Agricultores Familiares de Araras e Região (Coaaf).
Esta é a primeira etapa do processo de reconhecimento das CPLs no Estado de São Paulo. O programa tem como objetivo oferecer melhorias por meio de orientação técnica, mentoria, fomento e outras formas de suporte por parte do Governo do Estado.
Entre os pontos positivos da CPL do Turismo Gastronômico, destacados no edital, estão a importância da gastronomia local e o compromisso com a geração de emprego. “A proposta destaca-se pelo foco na valorização da gastronomia local, cervejas artesanais e cachaças de alambique, integrando comércio, indústria e pequenos produtores agrícolas. A descrição é clara e abrangente, com objetivos bem definidos e contextualização adequada do setor”, aponta o parecer técnico.
O documento indica ainda que “a geração de postos de trabalho é bem documentada, com distribuição clara por setores”, e que “as estratégias de expansão e fontes de receita são consistentes, incluindo festivais gastronômicos e futura Rota Gastronômica”.
A Associação Comercial e Industrial de Rio Claro (ACIRC) é a gestora da CPL, e segundo o seu presidente, Nilson Nicoletti, esta foi a primeira vez que a entidade decidiu participar de um edital voltado a Cadeias Produtivas Locais. “A ideia de constituir uma CPL do Turismo Gastronômico nasceu de uma demanda legítima dos bares e restaurantes locais, por meio da Associação Rio-clarense de Bares e Restaurantes (Ariobar), e contou também com o envolvimento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Foi o encontro da vontade com a oportunidade — vimos que era viável e encabeçamos o projeto”, explica Nicoletti.
Ele ressalta ainda o papel do Sebrae-SP no processo. “O Sebrae tem grande experiência e a assessoria da equipe foi fundamental para que conseguíssemos estruturar um planejamento estratégico alinhado às exigências do edital. Recebemos a notícia do reconhecimento com muita alegria — foi uma surpresa positiva que valoriza ainda mais o trabalho coletivo. Sabemos que esta é apenas a primeira etapa, mas ela reforça o reconhecimento de todos os envolvidos: Sebrae, ACIRC, Ariobar, e os empresários locais. Todos saem ganhando”, afirma.
Para Ariane Canellas, gerente regional do Sebrae-SP, o reconhecimento da CPL de Rio Claro comprova o potencial do turismo gastronômico como vetor de desenvolvimento local. “A cadeia do turismo gastronômico é forte e tem grande capacidade de gerar valor para o território. Reunir bares, restaurantes, produtores de alimentos e bebidas e instituições de apoio em torno de um propósito comum — como o fortalecimento da identidade local e o fomento à economia criativa — é uma estratégia poderosa. O papel do Sebrae foi justamente o de apoiar a governança e a formatação do projeto, conectando os elos dessa cadeia para que a proposta ganhasse consistência e competitividade”, explica.
Próxima etapa
No segundo semestre, as CPLs serão classificadas em diferentes níveis de maturidade, que vão desde aglomerados produtivos em estágio inicial até cadeias maduras. Elas são compostas por micro, pequenas e médias empresas que cooperam entre si, conquistando acesso a novos mercados, apoio de entidades públicas e privadas, além de ampliar a competitividade e a qualificação dos colaboradores.