O litoral norte de SP volta a sofrer com chuva forte e volumosa no fim desta semana, devido à passagem de uma nova frente fria. Mas este sistema será diferente, pois chega ao Brasil com forte intensidade, devendo causar uma acentuada queda da temperatura e grande intensificação de ventos marítimos, que vão concentrar muita umidade entre as encostas da serra do Mar e o litoral, reforçando as nuvens de chuva.
Esta será a primeira frente fria do outono, que tem início astronômico em 20 de março, à 00h06 (hora de Brasília), e vai quebrar o bloqueio atmosférico da forte alta pressão atmosférica, que gerou a onda de calor dos últimos dias no Brasil.
Esta frente fria chega ao Rio Grande do Sul na quarta-feira, 20 de março, mas desloca-se rapidamente e já atinge o estado de São Paulo na quinta-feira, 21 de março.
No primeiro impacto desta frente fria no litoral norte, as fortes pancadas de chuva devem ocorrer à tarde e à noite, com risco de raios e de intensas rajadas de vento, que podem chegar aos 80 km/h. A Climatempo prevê cerca de 50 mm de chuva para a quinta-feira na região de Ubatuba.
Na sexta-feira, 22, a frente fria avança sobre o Rio De Janeiro, mas ainda causará muita instabilidade no litoral de São Paulo. Além disso, a forte infiltração de umidade marítima começará a atuar para reforçar as condições para chuva. A região de Ubatuba terá uma sexta-feira chuvosa, com ventos moderados a fortes e poderá receber de 90 a 100 mm de chuva apenas durante a sexta-feira, o que representa quase metade da média normal de chuva para março.
Os cálculos mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia mostram que a média de chuva em março na região de Ubatuba varia de 220 a 260 mm.
No sábado, 23, O tempo permanece instável, com predomínio de céu nublado, chuva e temperatura amena no decorrer do dia. A chuva já não será volumosa como na quinta e na sexta-feira, mas deve ser frequente em grande parte do dia. A combinação da chuva, céu nublado e ventos marítimos frios, de origem polar, deixam a temperatura amena o dia todo. Além disso, o mar deve ficar agitado.
No domingo, todo o litoral de São Paulo ainda terá muita nebulosidade e chuva a qualquer hora, mas, em geral, com pouca intensidade. Há uma possibilidade de algumas aparições do sol, sempre junto de muitas nuvens.
Então, apenas entre os dias 21 a 24 de março, a região de Ubatuba poderá receber cerca150 a 250 mm de chuva. Na quinta, mas especialmente na sexta, há risco de alagamentos. Com o histórico recente de encharcamento de encostas e queda de barreira, não se pode descartar novos transtornos devido ao grande volume de chuva esperado para o fim desta semana.
Chuva dos últimos meses
Em 30 dias, considerado o período de 19 de fevereiro e 18 março de 2024, diversas áreas do litoral paulista receberam mais de 200 mm de chuva.
Em Mongaguá, apenas no episódio de chuva intensa na primeira semana de março, acumulou 359 mm entre os dias 6 e 7.
Considerando apenas março, Bertioga acumulou 181 mm em 18 dias. Na Praia Grande já choveu cerca de 177 mm este mês. São Sebastião/Barra do Una acumulou 117mm, aproximadamente e Caraguatatuba/Massaguaçu, 151 mm. Em Ubatuba, a praia da Lagoinha acumulou 221 mm em 18 dias.
Fonte: Climatempo