Anuncie aqui
Anuncie aqui

Com mais de 800 casos de dengue, Araraquara vive nova epidemia da doença, diz secretária de Saúde

Doença já causou duas mortes na cidade este mês. Prefeitura antecipou reabertura do Centro de Atendimento de Dengue para esta terça-feira (15).

O número de pessoas infectadas pela dengue em Araraquara (SP) subiu para 896 na segunda-feira (14). Segundo a secretária municipal de Saúde, Eliana Honain, a cidade vive uma epidemia da doença que já matou duas pessoas este mês. A prefeitura antecipou a reabertura do Centro de Atendimento de Dengue de Araraquara para esta terça-feira (15).

Anuncie aqui

“A gente já se considera em epidemia pelos números comparativos com os anos anteriores, que é o diagrama que nos mostra isso. A gente precisa da população porque 80% dos criadouros encontrados pelos nossos agentes de combate à endemia estavam dentro das casas”, disse a secretária nesta terça-feira.

Números da Vigilância em Saúde mostram que a cidade registrou 138 casos em janeiro, 539 em fevereiro e até agora 219 em março, totalizando 896 casos.

Em 2019, o município enfrentou a pior epidemia da história com mais de 23 mil casos e cinco mortes causadas pela doença.

Mortes

Araraquara duas morte por dengue deste ano. Uma das vítimas é uma mulher de 39 anos. O outro óbito é de uma idosa de 68 anos que tinha comorbidades.

A família da mulher de 39 anos diz que Carla Alves da Silva foi por seis dias às Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e não recebeu atendimento adequado.

A Prefeitura de Araraquara informou que abriu um processo administrativo para apurar o caso, que tem prazo de 30 dias para ser concluído. Afirmou ainda que as fichas e histórico do atendimento da paciente começaram a ser avaliadas.

“A gente ter que avaliar a conduta e qual foi o procedimento. O município optou por abrir uma sindicância para avaliar a qualidade da assistência, se teve algum erro para que a gente possa corrigir”, disse a secretária.

Tipo de vírus

Durante participação em uma live promovida pela prefeitura na segunda-feira (14), a secretária falou sobre qual o tipo do vírus que circula na cidade. Honain explicou não haver uma identificação oficial dos casos, mas um estudo sobre os mosquitos capturados em armadilhas instaladas em diferentes pontos.

“Fazemos essa armadilha, capturamos o mosquito, analisamos qual vírus ele está e nessa identificação prévia o que está circulando é o tipo 1 na sua maioria, que não é aquele de 2019. Sabemos que a cada três anos temos uma nova onda de dengue”, disse.

Centro de Reidratação

O Centro de Atendimento de Dengue vai atender casos suspeitos, com consulta, exames e reidratação. O serviço funcionará diariamente, inclusive finais de semana e feriados, das 7h às 19h.

No período em que o hospital de campanha estiver fechado, a pessoa com suspeita de dengue pode procurar atendimento na UPA Central também realiza o atendimento de casos suspeitos 24 horas por dia.

Os atendimentos de Covid-19, que caíram na cidade, passam a ser feitos somente na UPA da Vila Xavier, 24 horas por dia.

Prevenção

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, em fevereiro, as equipes de combate à dengue recolheram 21 toneladas de materiais inservíveis nas residências visitadas. São objetos e outros resíduos que não estavam sendo utilizados pelo morador e foram retirados com autorização do proprietário da casa.

Em média, são visitadas 30 mil casas por mês. A Vigilância diz que, em metade delas, o trabalho não é concluído por falta de autorização para a entrada. As equipes inclusive fazem horário estendido à noite e plantões aos sábados.

 

Fonte: g1 São Carlos/Araraquara

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Neste episódio especial, abordamos um tema cada vez mais relevante na área da saúde: os desafios e os limites éticos e legais no exercício da medicina. Como as decisões médicas se equilibram entre a legislação vigente e os princípios éticos da profissão? Para aprofundar esse debate, recebemos dois convidados de peso:

👩‍⚕️ Dra. Thais Lussari Portieres – Advogada Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

👨‍⚖️ Dr. Gilson Tadeu Lorezon – Advogado Vice-Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

Descubra como eventos como o simpósio vêm contribuindo para promover o diálogo entre o setor jurídico e a prática médica, e como isso pode impactar o futuro da saúde no Brasil.

Últimas notícias

Alta turbidez no rio Corumbataí afeta operação da ETA 2

Com poucas condições de tratamento da água do rio, Daae precisou diminuir temporariamente em um terço, as operações da...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Brasileira é eliminada no Miss Universo 2025, mas celebra conquista histórica...

A trajetória de Maria Gabriela Lacerda, representante do Brasil no Miss Universo 2025, chegou ao fim na noite desta quinta-feira (20), em Bangkok, na...

Desfiles, VAR, UESCA….

Sucesso os desfiles das escolas de samba de Rio Claro. Ingressos esgotados, transmissão ao vivo, comércio, hotelaria e gastronomia contentes. Este ano marca a efetiva...

Fim dos Cambistas?

Você, pobre mortal, tenta comprar um ingresso para grandes shows musicais ou jogos esportivos e não consegue! Se for compra virtual em poucos minutos...
Anuncie aqui

Brilho e Devoção na Passarela: Miss Universo Brasil encanta o mundo...

Produção luxuosa, confeccionada ao longo de sete meses, une fé, representatividade e emoção; estilista rio-clarense elogia desempenho da brasileira.   A representante do Brasil no Miss...

UESCA elege nova Diretoria Executiva e reforça união das escolas de...

Em votação unânime, chapa liderada pelo advogado Dr. Willian Nagib Filho assume a gestão da União das Escolas de Samba da Cidade Azul. A noite...
Anuncie aqui