Rio Claro terá representantes na etapa regional.
A 5ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, realizada sábado (24), em Rio Claro, recebeu 79 propostas, sendo 13 no eixo peças, 33 no de justiça social e outras 33 no eixo democracia.
A conferência teve como tema “Igualdade e democracia – acessórios e justiça social” e foi desenvolvida pela manhã e à tarde. Os palestrantes foram Nuno Coelho, do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial, e Cláudio Silva, do Movimento Negro São Paulo. Marlene Vitor apresentou monólogo baseado no livro Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus.
As propostas aprovadas e os quatro delegados eleitos por Rio Claro votarão na fase regional da conferência, possivelmente no mês de junho.
A conferência municipal de Rio Claro contou com a participação da escola de samba A Voz do Morro, Sinergia, CUT, Sindmuni, Unesp, Faculdade Anhanguera, OAB Rio Claro, Assessoria Municipal de Direitos Raciais, Conselho Municipal da Comunidade Negra de Rio Claro, Câmara Municipal e prefeitura.
A mesa de abertura da conferência contou com as presenças da vice-prefeita, Maria do Carmo Guilherme, do vereador Elias Custódio, Ronivaldo da Silva, presidente do Conerc, Maria Lourdes da Silva e Lívia dos Santos, representantes da comissão organizadora, Luciano Alves Lima, do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, Mãe Dayane, da Tenda de Umbanda Tio Benedito e Caboclo Portal das Matas, e de Fabiana Mota, do Comitê Técnico de Saúde da População Negra.