As atividades serão realizadas nos dias 24, 25 e 29.
Rio Claro será o próximo destino do projeto Cozinha Itinerante, uma realização do Instituto Mpumalanga, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.
A cozinha ficará em Rio Claro de 24 a 29 de julho e oferecerá escritórios gratuitos para 200 cozinheiras e cozinheiras das escolas municipais de Rio Claro, gestores da educação, nutricionistas e profissionais da alimentação escolar, além de mulheres empreendedoras atendidas pelo Consulado da Mulher.
Coordenada pela chef Adriana Saldanha, jornalista e arte-educadora, a ação tem como objetivo aproximar as técnicas, a arte e as habilidades da gastronomia profissional de cozinheiras de escolas públicas e de mulheres que trabalham com alimentos em suas comunidades, conectando alimentação, cultura, educação, meio ambiente e empreendedorismo.
O projeto destaca o papel educacional da alimentação, a comida como cultura, a nutrição como direito, a alimentação na neurodiversidade, gestão de resíduos e a culinária para geração de renda.
A Cozinha Itinerante tem patrocínio da Whirlpool, detentora das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, e chega a Rio Claro com o apoio da Secretaria Municipal da Educação.
A Cozinha Itinerante foi instalada no pátio da Secretaria de Educação, no Núcleo Administrativo Municipal. Entre as atividades, que serão realizadas nos dias 24, 25 e 29, também está prevista a implantação de composteira na Escola Municipal Agrícola, no distrito de Ajapi.