Anuncie aqui
Anuncie aqui

Cremesp publica novas regras para permitir videochamadas entre paciente de UTI ou emergência e parentes

Interação virtual poderá ocorrer caso paciente tenha autorizado previamente ou responsável indicado aprove. Resolução altera parecer divulgado pelo Conselho Regional de Medicina de SP em abril, que não autorizava telechamadas entre pacientes intubados, sedados ou em coma no estado.

O Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) publicou nesta terça-feira (4) novas regras para permitir a realização de videochamadas entre familiares e pacientes intubados, sedados ou em coma hospitalizados no estado.

Anuncie aqui

De acordo com a resolução, a interação virtual poderá ocorrer caso o paciente tenha autorizado previamente ou o responsável indicado por ele aprove.

A regulamentação aponta uma mudança de postura do Conselho. No final de abril, a entidade divulgou um parecer, feito após a consulta de um médico paulista, afirmando que o paciente intubado não tem condições de expressar seu consentimento para aderir à chamada e interagir com parentes.

Na ocasião, o Conselho foi bastante criticado por entidades médicas, que consideram o afastamento dos doentes de seus familiares prejudicial à recuperação.

O Cremesp alega que o parecer anterior tratava-se de uma opinião, e não uma proibição, baseado na legislação vigente, e que a resolução assinada nesta terça foi criada para regulamentar a realização das videoschamadas dentro do atual contexto.

Entretanto, a medida ocorre mais de um ano após o início da pandemia no país.

A normativa, assinada pela presidente do Cremesp, Irene Abramovich, diz levar em conta as demandas digitais que se intensificaram durante a pandemia, que impede visitas presenciais, e considera que “as visitas por videochamadas, quando utilizadas na medicina, podem ser um valioso instrumento para permitir a interação de pacientes com seus familiares, especialmente quando há necessidade de isolamento, como no caso de doenças transmissíveis”.

No texto, a entidade reforça a necessidade de preservação dos direitos fundamentais do paciente, como autonomia, o direito à privacidade e ao sigilo, e define que as chamadas em vídeo podem ser feitas nas seguintes condições:

se o paciente mantiver a capacidade de consentir, as videochamadas ocorrerão de acordo com sua decisão;
se o paciente não tiver capacidade de consentir a videochamada por estar intubado, sedado ou em coma, poderão ocorrer caso o representante indicado por ele deseje ou o paciente tenha deixado previamente autorizado
Segundo o Cremesp, “a autonomia do paciente em decidir sobre práticas médicas que serão ou não realizadas em seu corpo, após devidamente esclarecido, é uma conquista da medicina moderna”.

O Conselho afirma que as orientações específicas quanto às interações em videochamadas devem estar devidamente registradas no prontuário, incluindo não apenas a vontade ou não de participar, mas também quem da família poderá participar, de acordo com a vontade manifestada pelo paciente.

As novas regras não alteram o veto às filmagens e/ou fotos, que já eram proibidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em regra de 2016.

“Devido às particularidades da assistência em UTI e Emergência, permanecem vedadas as filmagens e/ou fotos nestes ambientes que não se enquadrem nas definições descritas no Art 1º, em especial o registro audiovisual do paciente e seu encaminhamento/postagem em um segundo momento em redes sociais”, consta no documento.

Fonte: G1 SP

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Neste episódio especial, abordamos um tema cada vez mais relevante na área da saúde: os desafios e os limites éticos e legais no exercício da medicina. Como as decisões médicas se equilibram entre a legislação vigente e os princípios éticos da profissão? Para aprofundar esse debate, recebemos dois convidados de peso:

👩‍⚕️ Dra. Thais Lussari Portieres – Advogada Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

👨‍⚖️ Dr. Gilson Tadeu Lorezon – Advogado Vice-Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

Descubra como eventos como o simpósio vêm contribuindo para promover o diálogo entre o setor jurídico e a prática médica, e como isso pode impactar o futuro da saúde no Brasil.

Últimas notícias

UESCA convoca associados para eleição e reestruturação da Diretoria Executiva

Reunião extraordinária do Conselho Deliberativo e Assembleia Geral acontecem no dia 19 de novembro, com pauta voltada à eleição...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Trem atinge caminhonete em Itirapina e casal fica ferido no interior...

Acidente ocorreu na manhã desta segunda-feira (13); motorista ficou preso às ferragens e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros de Brotas. Um grave acidente foi...

Desfiles, VAR, UESCA….

Sucesso os desfiles das escolas de samba de Rio Claro. Ingressos esgotados, transmissão ao vivo, comércio, hotelaria e gastronomia contentes. Este ano marca a efetiva...

Trump, ESG e Sísifo

Trump dá canetadas que deixam o mundo sem saber o que é verdade e o que não é, tumultuando as percepções da imprensa. Flooding...
Anuncie aqui

Fim dos Cambistas?

Você, pobre mortal, tenta comprar um ingresso para grandes shows musicais ou jogos esportivos e não consegue! Se for compra virtual em poucos minutos...

Campanha de doação de medula continua neste sábado em Rio Claro

Após 320 cadastros na sexta-feira, ação segue no Grêmio com meta de alcançar mil doadores em apoio à pequena Lorena   A mobilização em torno da...
Anuncie aqui