Anuncie aqui
Anuncie aqui

Criança de 7 anos internada com febre maculosa em Rio Claro ‘inspira cuidados’, diz médica

Doença matou homem de 57 anos no dia 29 de julho. Local de possível contágio dos casos fica às margens do Rio Corumbataí, em área de preservação ambiental, próxima ao bairro Jardim Panorama.

A criança internada na Santa Casa de Rio Claro (SP) após contrair febre maculosa inspira cuidados, informou a Vigilância em Saúde nesta sexta-feira (11). Um homem de 57 anos morreu no dia 29 de julho por causa da doença.

Anuncie aqui

Segundo a médica infectologista Suzi Berbert, diretora da Vigilância em Saúde, a criança tem 7 anos e ainda não há previsão de alta.

“Assim que ela internou, foi introduzido o antibiótico correto e ela vem se recuperando. Não há previsão de alta, ela inspira cuidados”, disse em entrevista.

Os resultados dos dois exames foram divulgados pelo Instituto Adolfo Lutz.

O local de possível contágio dos dois casos, segundo a prefeitura, fica às margens do Rio Corumbataí, em área de preservação ambiental, próxima ao bairro Jardim Panorama, onde há a circulação de equinos e bovinos.

“Por se tratar de mata ciliar, lá possivelmente também circulam capivaras e outros animais.

No local também foi constatada presença de ninfas de carrapato (micuins)”, informou a prefeitura.

Segundo a diretora da Vigilância em Saúde, o carrapato está presente onde tem mato. “A gente vai sinalizar esses locais e conscientizar a população para que evite essas áreas nessa época de seca, que o carrapato multiplica”, disse.

O caso mais recente de febre maculosa registrado em Rio Claro foi em 2021 e o paciente foi curado. O último óbito pela doença no município havia sido em 2014.

De acordo com a prefeitura, estão sendo realizadas ações preventivas que incluem a sinalização do local, conscientização de profissionais de saúde e população e contato com a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen).

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente fará análises na região.

Alerta

A Vigilância Epidemiológica de Rio Claro está alertando a população para que evite contato com qualquer área de mata, especialmente às margens de córregos, rios e lagos, e locais com circulação de animais silvestres, capivaras e cavalos.

Quem apresentar quadro de febre e mialgias e que frequentou algum desses locais nos últimos 14 dias deve procurar atendimento médico, sendo muito importante informar ao profissional de saúde tal situação de risco.

Febre maculosa na região

Um levantamento feito em junho, com base em mapa do governo do estado apontou que 29 municípios da região tinham as áreas de risco para febre maculosa, entre eles Rio Claro, que teve um caso em 2021.

Em municípios próximos houve mortes nos últimos anos: em Araras foram duas mortes em 2020 e duas em 2021, além de um caso curado em 2022; em Leme, houve três casos em 2022, sendo que duas pessoas morreram e uma se recuperou.

Também houve mortes em Santa Cruz da Conceição, em 2021, e em São Carlos, também em 2021. Neste ano, pelo menos seis pessoas morreram da doença em Campinas.

Campinas realizou um mapeamento sobre áreas de risco para febre maculosa na cidade. O levantamento foi realizado depois de três pessoas contraírem a doença na metrópole e morrerem no último dia 8 de junho. Uma adolescente de 16 anos morreu ontem na região também com suspeita da doença. O mapeamento realizado pela prefeitura aponta ao menos 12 áreas ou regiões com risco para febre maculosa. São elas: Lagoa do Taquaral, Lago do Café, Parque Ecológico, Parque das Águas; Parque Botânico, Lagoa do São Domingos, Lagoa do Mingone, Fazenda Chapadão, Ouro Verde, Joaquim Egídio, Sousas e Barão Geraldo. Ainda de acordo com a prefeitura, esses locais já registraram infecção pela febre maculosa. — Foto: DENNY CESARE/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO

A doença

A febre maculosa é transmitida pelo carrapato tipo estrela, que em 1% dos casos podem estar infectados, parasitando várias espécies de animais silvestres. Há no estado duas espécies da bactéria causadora da doença.

No interior do estado, a doença passou a ser detectada a partir da década de 1980, nas regiões de Campinas, Piracicaba, Assis, em áreas mais periféricas da região metropolitana de São Paulo e no litoral, mas em uma versão mais branda.

Os principais sintomas da doença são:

Febre;
Dor de cabeça intensa;
Náuseas e vômitos;
Diarreia e dor abdominal;
Dor muscular constante;
Inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés;
Gangrena nos dedos e orelhas;
Paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões, causando paragem respiratória.

Fonte: g1 São Carlos e Araraquara

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

No primeiro programa do Questão de Saúde Podcast, a Unimed Rio Claro presenteia Rio Claro com a estreia abordando o tema da Relação de Doenças Mentais X Pandemia.

Últimas notícias

Recém-nascido entubado é resgatado pelo helicóptero Águia no Rio Grande do Sul

Profissionais que estão ajudando vítimas das chuvas também auxiliaram outras cinco pessoas. Um bebê foi salvo pelos profissionais que atuam...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Vem aí o Grande Arraial da Samuca: Celebração Antecipada das Festas...

Junte-se a nós para uma festa cheia de música, dança e solidariedade em prol do Carnaval 2025. Neste feriado de 1º de maio, a equipe...

Clube Rio Claro Sul doa Equipamento à Chácara Alternativa para Apoiar...

Por: Carlos Baccaro   No dia 29 de abril, o Clube Rio Claro Sul reforçou seu compromisso com a preservação ambiental e a educação ao entregar...

São Paulo e Flamengo decidem título da Copa do Brasil

Na partida de ida o Tricolor Paulista foi melhor e venceu o jogo por 1 a 0. Chegou a hora de conhecer o campeão da...
Anuncie aqui

Nicole Nagib encanta em evento de lançamento de ‘Amor Platônico’ no...

A cantora rio-clarense recebeu amigos, familiares e profissionais da mídia para compartilhar seu sonho musical e apresentar seu mais recente single em uma noite...

A Casamba promove evento filantrópico em preparação para o Carnaval 2025

Encontro especial reúne comunidade e simpatizantes em tarde de música, feijoada e solidariedade.   A sede da Escola de Samba A Casamba, em Rio Claro, foi...
Anuncie aqui