Autarquia realiza o “Projeto Nascentes”, que visa ampliar a proteção dos recursos hídricos.
Com trabalho constante pela conservação e preservação do meio ambiente, principalmente das nascentes e mananciais, o Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro segue realizando ações voltadas à recuperação e manutenção dos recursos hídricos no município. Na sexta-feira (21) a autarquia plantou 30 mudas de árvores nativas e frutíferas em nascente do bairro Diário Ville. Na quinta-feira (20), outras 24 mudas de árvores foram plantadas em nascente no bairro Benjamin de Castro.
As atividades fazem parte do “Projeto Nascentes”, realizado pelo Daae e prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema). “É um trabalho importante para a proteção e recuperação ambiental, principalmente na preservação da água”, destaca o gerente de preservação do Meio Ambiente do Daae, José Crespo Filho, destacando que a água é um recurso finito que precisa de atenção e dedicação redobradas da sociedade.
O “Projeto Nascentes” tem o objetivo de recuperar e ampliar a proteção e conservação dos recursos hídricos dentro do perímetro urbano de Rio Claro, em 10 nascentes durante o ano. Para a próxima semana estão programados mais plantios de mudas em outras nascentes na área urbana. Depois, será iniciada a fase de plantio em nascentes da região rural.
“Quando formos à região rural precisaremos da colaboração dos proprietários no sentido de autorizarem a entrada dos funcionários do Daae e da Secretaria do Meio Ambiente para a realização dos diagnósticos das nascentes, e posterior plantio de mudas visando a recomposição da mata ciliar”, reforça o superintendente do Daae, Ricardo Pires de Oliveira, ressaltando que esse trabalho visa garantir disponibilidade hídrica para o município protegendo os mananciais, uma das prioridades definidas pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “A atual administração dá total atenção às questões ambientais”, acrescenta o superintendente do Daae.
O “Projeto Nascentes” conta ainda com a nascente modelo, que fica na Vila Cristina e foi inaugurada em julho do ano passado. Lá já foram plantadas 120 mudas. A nascente modelo é também mais uma ação do município pela educação ambiental, com visitas monitoradas de estudantes das escolas municipais.
Essas iniciativas também fazem parte da diretiva “Gestão das Águas”, do Programa Município Verde Azul, do governo estadual, que pontua investimentos ambientais feitos pelos municípios. As cidades que atingem a pontuação necessária obtêm certificado e garantem prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).
Viveiro do Daae
O Daae vem realizando desde o ano passado vários outros trabalhos voltados ao meio ambiente, como a reforma e a manutenção do viveiro da autarquia, localizado na Estação de Tratamento de Água (ETA) 2, na estrada que liga o Distrito Industrial ao distrito de Ajapi.
Neste ano, foram doadas pelo viveiro do Daae cerca de 2.200 mudas de árvores nativas e frutíferas, para plantio em Áreas de Preservação Permanente (Apps) e chácaras, sítios e fazendas no entorno de cursos d’água e nascentes para proteger os recursos hídricos contra erosão e assoreamento.
O Daae e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente também participam de programas do Comitê PCJ que visam preservação dos recursos hídricos das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.