Estância turística investe em tecnologia para fomentar o turismo e o comércio local.
A Prefeitura da Estância Turística de Brotas está investindo em tecnologia e inovação para oferecer uma nova experiência aos turistas que visitam a cidade do interior paulista, de pouco mais de 24 mil habitantes, em busca de lazer e aventura. Os detalhes do projeto piloto chamado Destino Turístico Inteligente, lançado em julho pela Prefeitura de Brotas, serão apresentados pelo prefeito Leandro Corrêa durante o RCD Cidades, nesta quinta-feira (02/09), às 10 horas.
O programa de entrevistas da Rede Cidade Digital, conduzido pelo diretor José Marinho, vai ao pela TVRCD, o canal oficial da iniciativa no YouTube que visa trazer informações, principalmente, aos gestores públicos do país sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no desenvolvimento de políticas públicas nas cidades.
Para participar é preciso inscrever-se gratuitamente pelo endereço em anexo. “Vamos tirar dúvidas ao vivo do nosso público e saber como a Prefeitura de Brotas utiliza a tecnologia para estimular o comércio e o turismo”, destaca o diretor da RCD, José Marinho.
O prefeito Leandro Corrêa destaca o pioneirismo do município na utilização da plataforma que visa concentrar as informações relacionadas a espaços, hotéis, restaurantes e atrativos do turismo de aventura da cidade, facilitando o acesso dos visitantes. “Hoje você vem a Brotas não precisa procurar um ponto de informações turísticas, vamos manter, claro, mas você pode chegar na nossa cidade e tem os QRCODES, inclusive, espalhados pelos estabelecimentos turísticos e lá você pode ver a diversidade de atrativos turísticos que nós temos, desde gastronomia, hospedagem e os atrativos com as atividades de aventura ao ar livre”, explica.
Conforme o secretário de Turismo de Brotas, Fábio Pontes, a plataforma também fornece dados para a gestão municipal sobre os pontos turísticos mais buscados e os inventários turísticos, realizados um vez ao mês pela Secretaria, agora podem ser atualizados pelos próprios empresários via plataforma. “Pra nós está acabando com a questão do papel também, como Brotas tem essa pegada ambiental. Vamos ter uma pesquisa de demandas online atualizada, saber quantas pessoas estão acessando e quais são os principais atrativos buscados”, observa Pontes.
Cidade digital – O prefeito Leandro Corrêa também ressalta que o objetivo desde o início da primeira gestão, em 2017, era colocar Brotas na era digital. Entre os investimentos Corrêa destaca ainda a migração dos serviços para a web e a implantação de uma ouvidoria digital. “Estamos investindo em equipamentos e também em ferramentas que resultem em comodidade, segurança e conforto dos contribuintes acessarem os serviços públicos. Estamos fazendo de tudo para implantar o máximo da questão digital”, ressaltou o prefeito.