Brasileiro consome em média 31 quilos de pão francês ao ano; iguaria está presente diariamente na mesa das pessoas.
Principal item do café da manhã da maioria dos brasileiros, o pão francês tem um lugar cativo na mesa da população e um dia para chamar de seu no calendário gastronômico: 21 de março, Dia do Pão Francês. A iguaria que pode levar outros nomes dependendo da região do Brasil em que é produzida, também é conhecida como: pão de sal (Bahia e Minas), cacetinho (Rio Grande de Sul), pão careca (Pará), carioquinha (Ceará), pão de água (Rio Grande do Norte), pão de Jacó (Pernambuco) e filão (São Paulo).
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip), o brasileiro consome em média 31 quilos de pão francês por ano, são cerca de 2,3 milhões de toneladas consumidas pela população ao ano. O alto consumo de pão francês movimenta a economia do setor de panificação que nos cinco primeiros meses de 2023 faturou R$ 58,61 bilhões, mais de R$ 7,18 bilhões a mais do que no mesmo período do ano anterior.
No Covabra Supermercados, o setor de padaria é um diferencial, oferecendo aos clientes um mix de produtos de produção própria. Entre eles, está o pão francês e suas variações: minipão francês, pão francês integral, pão francês bola, baguetes e algumas opções com gergelim. “Temos como propósito proporcionar bem-estar a cada encontro, oferecendo um mix com os melhores produtos para compor a mesa do consumidor a qualquer momento, com pão quentinho e fresco o dia inteiro. Todos os nossos itens são feitos com os melhores ingredientes, pois priorizamos oferecer sempre o melhor a todos os nossos clientes”, destaca Éder Mendonça, gerente do setor de padaria do Covabra.
O queridinho na mesa dos brasileiros é produzido toda hora pela rede, com maior demanda pela manhã e no final da tarde. “A procura pelo pão francês é grande, vendemos em média 50 mil unidades por dia, somadas todas as 19 lojas que temos distribuídas no interior de São Paulo. Nos preparamos para atender a demanda diária dos clientes e usamos nossa experiência no setor de panificação para identificar quando o produto pode ter mais saída a aumentar a produção, um exemplo é aos domingos e feriados quando as vendas aumentam muito devido aos churrascos e eventos do final de semana”, detalha.
O processo de produção do pão é quase 100% artesanal e o tempo de preparo pode variar de acordo com o clima da cidade onde é produzido, e também, da necessidade para venda ao cliente. “O pão é feito por padeiros e ajudantes, que utilizam equipamentos para agilizar o processo como: masseira, cilindro, divisora e modeladora de massas. A variedade do pão francês é feita de acordo com a necessidade de ter o pão na área de vendas. A produção pode variar de três a oito horas desde seu início, fermentação e etapa para assar até ir para a área de vendas”, explica o gerente.
Para manter a qualidade do produto que é entregue ao consumidor, o setor de padaria do Covabra passa por auditorias diárias de qualidade. “Além das auditorias feitas pelo setor de prevenção da loja que fiscaliza todo o processo de produção e itens usados no decorrer dele, também capacitamos nosso time na busca do pão perfeito”, finaliza.