Nutricionista do Covabra Supermercados aponta benefícios para a saúde no consumo desse alimento, como aumento da a energia e melhora da atenção.
Dizem que o dia só começa depois do café. E, para muitos brasileiros, isso é quase uma verdade absoluta. Presente logo pela manhã, após o almoço ou naquele momento especial da tarde, o famoso “cafezinho” é mais que um hábito: é parte da nossa cultura. Seja coado, espresso, filtrado ou em cápsulas, hoje em dia há uma infinidade de variações dessa bebida tão querida.
Para celebrar essa paixão, 14 de abril marca o Dia Mundial do Café, data que homenageia não apenas a bebida, mas também toda a cadeia produtiva que movimenta milhões de empregos e fomenta a economia. Hoje, o Brasil é o maior produtor de café do mundo.
O amor pelo café se reflete nos números. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), o brasileiro consome, em média, 1.430 xícaras de café por ano. Em 2024, o consumo no país chegou a 21,9 milhões de sacas de 60 kg, um aumento de 1,11% em relação ao ano anterior. A região Sudeste lidera o consumo, representando 41,7% do total. Entre os estados, São Paulo se destaca como o maior consumidor, com impressionantes 25 milhões de xícaras por dia.
Além do sabor inconfundível, o café também oferece diversos benefícios à saúde, como destaca a nutricionista do Covabra Supermercados, Juliana Porto: “O consumo da bebida aumenta a energia, melhora a atenção e a performance física. O café possui propriedades antioxidantes, que ajudam a prevenir doenças e, também, auxiliam na digestão.”
Mas, como tudo na vida, o consumo deve ser moderado. O Ministério da Saúde recomenda até três xícaras de 100 ml por dia para adultos. O excesso pode causar efeitos colaterais como ansiedade, insônia e fadiga motora.
No Covabra Supermercados, que conta com 21 lojas distribuídas por 12 cidades do interior paulista – Campinas, Capivari, Itatiba, Itupeva, Jundiaí, Leme, Limeira, Pedreira, Pirassununga, Rio Claro, Vinhedo e Indaiatuba –, o café é um dos produtos mais procurados. As versões torradas e moídas são as mais vendidas, especialmente as opções: tradicional e extraforte.
Segundo Claudecir Aparecido Franzini, gerente de mercearia doce do Covabra Supermercados, os consumidores têm buscado novas experiências: “O café tradicional e o extraforte continuam sendo os campeões de vendas. No entanto, percebemos que o consumidor está em busca de novos sabores, o que tem se refletido nas vendas: registramos um crescimento de 50% na quantidade vendida de cafés gourmet, especiais e em cápsulas”, detalha.
A rede oferece uma ampla variedade de opções: café tradicional, suave, forte, extraforte, embalado a vácuo, em almofadas, espresso, em cápsulas, além de coadores e máquinas de café – tudo para agradar aos mais diversos paladares.
Os apreciadores de café podem fazer suas compras tanto nas lojas físicas quanto pelo e-commerce da rede, com a mesma qualidade e variedade de produtos. Ao comprar pelo site, o consumidor adere automaticamente ao programa de fidelidade Cliente Bem-Estar, que oferece descontos especiais e a chance de participar de promoções com prêmios. O cadastro também pode ser feito diretamente nas lojas físicas.