Sistema vem mostrando resultados positivos ao usar tecnologia contra a criminalidade no município.
Três casos recentes confirmam os ganhos para a segurança de Rio Claro com o uso dos Leitores Automáticos de Placas (LAP), que identificam veículos roubados e furtados, além de proprietários com pendências com a lei. Nesta semana, um veículo com placa de Rio Claro utilizado por golpistas foi flagrado pelo sistema e na semana passada uma situação de placa adulterada de motocicleta levou à detenção de um suspeito. Além disso, no mês passado, um caso de veículo clonado também resultou em condução de suspeito à delegacia.
“Muitas pessoas que vêm aqueles equipamentos espalhados pelas ruas e avenidas não sabem que se tratam de dispositivos voltados à segurança dos cidadãos de bem e ao combate à criminalidade”, observa o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “Estamos usando a tecnologia como aliada das forças de proteção à comunidade, e o LAP representa, certamente, uma dificuldade a mais para os bandidos e pessoas mal-intencionadas”, acrescenta.
O veículo com placa de Rio Claro que teria sido usado por golpistas teve o número de identificação inserido no sistema Detecta pela delegacia do município de Tupã, onde os golpes foram aplicados. O automóvel foi identificado ao circular pelas vias rio-clarenses. A investigação do caso está sendo conduzida pela polícia de Tupã.
Já a moto com placa adulterada foi localizada a partir de identificação pelo LAP na Avenida dos Costas. O veículo tinha o número do motor adulterado e chassi raspado. O condutor tinha passagem pela polícia e foi recolhido pelas autoridades.
No caso do veículo clonado, uma Saveiro prata, autuações registradas no município, no período em que o veículo original estava em Tocantins, levou à identificação do clone por LAP instalado na estrada que liga o Distrito Industrial ao distrito de Ajapi.
Os Leitores Automáticos de Placas (LAP) que estão em operação no município desde junho e formam uma verdadeira “muralha eletrônica” contra a ação de criminosos. “Isso representa mais agilidade para as forças de segurança que atuam no município e maior tranquilidade para a população”, frisa o secretário municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Marco Antonio Bellagamba, lembrando que o sistema Detecta, a partir de convênio do município com o governo estadual, permite que veículos roubados ou furtados sejam identificados instantaneamente ao passarem pelos 48 pontos de monitoramento espalhados pelo município.
Os Leitores Automáticos de Placas (LAP), dispositivos que identificam veículos roubados, foram colocados em 38 equipamentos de fiscalização de trânsito, semáforos e lombadas eletrônicas. Outros dez foram instalados separadamente, sobretudo na entrada da cidade. Assim que um veículo furtado passa pelo leitor, o sistema recebe a informação, que chega para Polícia Militar e Guarda Civil. A viatura mais próxima é acionada, o que dá mais rapidez na procura e localização do veículo.
Qualquer situação criminal que envolva veículos pode ter sua resolução auxiliada por meio do sistema Detecta, como assaltos ou sequestros. Uma vez que a placa do veículo usado no crime seja inserida no sistema, quando passar por um equipamento de LAP, a Polícia e a Guarda Civil recebem a informação em poucos segundos.