Dentre os cinco mil municípios inscritos no programa, Cordeirópolis foi o único a participar ativamente com 100% da rede municipal de educação.
O movimento Juntos pela Inclusão surgiu esse ano, e foi organizado pela empresa FAZ Educação & Tecnologia, com o apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime – SP). Com a ideia de ampliar o trabalho da educação especial para todos os professores, o movimento ofereceu uma formação continuada a esses profissionais, através de cursos e mentorias que apresentam a inclusão como algo a ser praticado por todos e para todos.
De acordo com os consultores da FAZ Educação, Ton Ferreira e Allan Almeida, que visitaram o município na última sexta-feira (23), houve aproximadamente cinco mil inscrições de cidades de todo o Brasil para participar das mentorias. Dentre essas, Cordeirópolis obteve o maior engajamento com o programa, pois contou com 100% da participação da rede municipal de educação, e por isso foi premiada com uma cadeira de rodas e um certificado de reconhecimento de município parceiro do movimento Juntos pela Inclusão.
Mês dos Professores
Segundo os consultores, a ideia é dar continuidade ao programa, e em outubro deste ano, quando se comemora o Dia dos Professores, Cordeirópolis está convidada a participar da Jornada da Educação Inclusiva, em que o município poderá mostrar como funciona a estrutura e a educação das nossas escolas.
Para a secretária da Educação, Angelita Ortolan, essa é mais uma conquista da qual a nossa cidade pode se orgulhar. “Esse é o resultado do nosso compromisso em promover a inclusão nas escolas, e com o movimento foi possível estender essa ação para além dos profissionais da educação especial”, comenta Angelita.
Durante a visita ao município, os consultores da FAZ Educação destacaram o trabalho em equipe dos gestores e corpo docente. “Dá para perceber que todos ali trabalham juntos, e é isso que faz a diferença”, afirma Ferreira. “É dessa forma que a rede de educação precisa trabalhar e entender a inclusão.”