Concessionária realiza intervenções em diversos pontos com interferências no tráfego.
A Eixo SP Concessionária de Rodovias mantém várias frentes de trabalho simultâneas de recuperação e de melhorias do pavimento nas rodovias que servem as regiões de Piracicaba, Rio Claro e Brotas.
Na SP 191 – Rodovia Carlos Mauro, as obras ocorrem no trecho entre os municípios de São Pedro e Charqueada. Os trabalhos tiveram início em fevereiro. Com o uso de uma máquina recicladora, o pavimento antigo está sendo retirado para dar lugar a uma nova camada, mais resistente, sobre uma base projetada para suportar o tráfego intenso da rodovia.
Neste processo de reciclagem do pavimento asfáltico, o material que a máquina recicladora extrai é misturado a uma massa de cimento e, em seguida, aplicado novamente na base. Após a secagem, a pavimentação é concluída com a capa.
As obras na SP 191 começaram pelo trecho considerado mais crítico da rodovia, entre os quilômetros 102 e 105, e devem seguir por toda extensão entre os dois municípios. A previsão inicial é de que o serviço de recuperação seja concluído no próximo mês de junho.
Durante esse período, a concessionária manterá o sistema Pare e Siga para o controle do tráfego no local e para garantir a segurança de usuários e de trabalhadores. Nesse sistema, apenas uma faixa da via fica liberada para o trânsito, enquanto o serviço é realizado na outra faixa. E pela faixa liberada, os veículos passam, alternadamente, em um sentido de cada vez.
Outros pontos
Estão avançando também os trabalhos de recuperação da SP 304 – Rodovia Geraldo de Barros, no trecho entre Piracicaba e Santa Maria da Serra. Ali, equipes da Eixo SP realizam a fresagem e a recomposição da camada asfáltica dos pontos mais danificados.
De acordo com o superintendente de obras da Concessionária, José Geraldo de Andrade, os serviços de recuperação do pavimento serão realizados em toda extensão da SP 304, entre Piracicaba e Santa Maria da Serra, passando por São Pedro e Águas de São Pedro. Nos locais onde acontecem as obras, também está sendo adotado o sistema Pare e Siga, a exemplo do que ocorre na SP 191.
Já na SP 197 – Rodovia Doutor Américo Piva, no trecho entre Torrinha e Brotas, a Eixo SP trabalha na reconstrução do acostamento. Os serviços tiveram início do km 18 ao km 20, em Torrinha, e seguirão por toda a extensão da rodovia até Brotas.
Enquanto isso, na SP 310 – Rodovia Washington Luís tem sequência o trabalho de recuperação do pavimento no trecho entre São Carlos e Cordeirópolis, nos dois sentidos da via. As intervenções são pontuais e seguem cronograma pré-definido pelo setor de Engenharia da Eixo SP, em alinhamento com a Artesp (Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo).
Em razão destas obras, a tendência normal é o trânsito ficar um pouco lento nos locais em que as equipes estão trabalhando. Por esse motivo, a Concessionária pede cautela e paciência aos motoristas. As intervenções, segundo o superintendente José Geraldo, tem como objetivo entregar aos usuários das rodovias administradas pela Eixo SP uma malha mais segura e adequada ao tráfego intenso de veículos.
Sobre a Eixo SP
A Eixo SP Concessionária de Rodovias administra mais de 1.221 km de estradas que passam por 62 municípios da região de Rio Claro, no centro do Estado, até Panorama, no extremo oeste, na divisa com o Mato Grosso do Sul. O maior contrato sob supervisão da Artesp (Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo) terá investimentos na ordem de R$ 14 bilhões em obras de ampliação, conservação, além da modernização de serviços ao usuário. Para mais informações acesse: www.eixosp.com.br.