Inspeção de tráfego, socorro mecânico e apoio por guincho foram os serviços mais solicitados ao longo do ano em 1,2 mil km de malha.
Em 2024, a Eixo SP realizou 145 mil atendimentos a usuários no trecho de 1.221 quilômetros de rodovias administrados pela concessionária. Esse volume representa uma média de 398 assistências por dia em toda a malha viária das 12 rodovias concedidas, desde a região de Piracicaba até Panorama, na divisa com Mato Grosso do Sul.
A maior demanda foi para os atendimentos de inspeção de tráfego. Foram 73.029 chamadas, o que representa metade do total de atendimentos realizados no ano passado. Entre os serviços realizados pelas equipes de inspeção estão a retirada de objetos da pista, afugentamento de animais, monitoramento 24 horas das condições da rodovia, sinalização de tráfego, atuação direta na liberação da pista, entre outras atribuições que garantiram a segurança viária e a fluidez do trânsito.
O socorro mecânico foi a segunda maior demanda do ano passado, com 34.536 atendimentos, ou seja, 23% do total registrado. Neste caso, os serviços prestados pela concessionária incluem assistência aos usuários em caso de pane seca ou elétrica. Os serviços de guincho vêm logo atrás com 28.357 atendimentos, o que representa 19% das solicitações feitas ao longo do ano em todo o trecho. Os serviços médicos pré-hospitalar, por sua vez, foram acionados 9.462 vezes, cerca de 6% do total de atendimentos.
Serviços 24 horas
Esses serviços são oferecidos pela Eixo SP aos seus usuários 24 horas por dia, todos os dias da semana, de maneira ininterrupta, por meio do telefone 0800 170 8998. A solicitação pode ser feita também pelo Whatsapp, neste mesmo número. As chamadas são recebidas pelas equipes do Centro de Controle Operacional (CCO) e direcionadas em seguida às unidades de apoio mais próximas.
A frota de veículos operacionais disponibilizada pela concessionária é composta por 88 viaturas em serviço e outras 11 de reserva, entre unidades para inspeção de tráfego, guinchos leves e pesados, ambulâncias e caminhões-pipas. Os veículos ficam à disposição nas 32 bases do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) instaladas ao longo de todo o trecho sob concessão.
Equipe capacitada
De acordo com a coordenadora de Operação de Tráfego da Eixo SP, Raquel Fernandes Monteiro, as equipes operacionais da Eixo SP passam por treinamentos de reciclagem contínuos ao longo do ano. Essa qualificação constante abrange equipes de todos os trechos sob jurisdição da concessionária. “São treinamentos cuidadosamente planejados para garantir a atualização constante dos procedimentos e a eficácia no atendimento aos nossos usuários”, revela.
“Além disso, realizamos anualmente simulados de produtos perigosos, com o intuito de reforçar, de maneira prática, os protocolos de segurança e as ações para resposta rápida a emergências. Esses simulados envolvem toda a equipe operacional, assegurando que estejam totalmente capacitados para atuar com eficiência e segurança em situações críticas”, acrescenta Raquel.