Anuncie aqui
Anuncie aqui

Em Canela, na Serra Gaúcha, turismo religioso ganha incremento no mês de maio

A Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio, que está em sua 59ª edição, é o mais antigo evento da cidade e um dos maiores eventos religiosos do Estado.
Nos primeiros anos, o evento era apenas para a comunidade da Região, mas com investimentos no Santuário de Caravaggio de Canela, a Romaria e a Festa vem crescendo, bem como a programação, que neste, terá 3 finais de semana de festejos.
No domingo, 12 de maio, Dia das Mães, ocorrerá a primeira romaria do evento. Trata-se da Procissão Luminosa que reúne os fiéis num Monumento da Prece, no Santuário, para seguirem até a cripta, às 18h30. Seguindo a imagem de Nossa Senhora os presentes iluminam o caminho com velas e lanternas, trazendo um ar intimista, levando a reflexão e oração.

Anuncie aqui


A Romaria Motorizada e de Motociclistas sairá da Igreja Matriz às 9h, do dia 19, rumo ao Santuário, distante 7km do centro da cidade. Frotas de empresas, automóveis particulares, caminhões, e centenas de motociclistas buscam as bênçãos da Santa Milagrosa neste dia. Na chegada haverá Missa Campal e gastronomia diversa.
No dia 25 de maio, ocorrerá a Romaria dos Jovens e Jornada Diocesana da Juventude. Com um dia dedicado a eles, jovens da maioria das paróquias da Diocese de Novo Hamburgo participam do evento. Após a Missa Campal, que ocorre quando os romeiros chegam ao Santuário, muitas atividades dedicadas a juventude estão programadas, encerrando, às 15h30, com show da Irmã Ana Paula, que faz parte da congregação das Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo. Milhares de jovens são esperados para o evento, que conta com a participação da juventude católica de Canela e de Novo Hamburgo na organização, desde a animação da Romaria, até a liturgia da Missa, bem como todas as atrações ao longo do dia seja do agrado deste público.
No dia mais esperado do evento, 26 de maio, dia de Nossa Senhora de Caravaggio, será a vez da Romaria a Pé, a maior do evento. Milhares de devotos homenageiam a Mãe Maria com a caminhada de 7km, da Catedral de Pedra até o Santuário. Alguns para pagar promessas, outros para agradecer por graças alcançadas e, até aqueles que participam com a única intenção de rezar. É nesta romaria que encontramos o maior número de pagadores de promessas que carregam grandes cruzes, fazem o percurso de pés descalços, carregam crianças vestidas de anjo e, velas enormes, enfim, são as mais diversas manifestações de fé e devoção. Para recepcionar os devotos, antes da Missa Campal, os organizadores estão programando surpresas que vão emocionar os presentes. Show com o escritor, compositor e cantor, sacerdote da Diocese de Caxias do Sul Padre Ezequiel Dal Pozzo fará parte das atividades no último de evento, que terá, pela primeira vez, Missa Campal, às 16h, encerrando a programação do mês de maio no Santuário de Caravaggio de Canela.
As romarias dos Jovens e a Pé saem da Igreja Matriz às 8h, em direção ao Santuário de Caravaggio de Canela.
Em todos os dias do evento, a gastronomia contará com restaurante de comida caseira, churrasco e galeto para as famílias que preferem fazer piquenique no parque, lanches, doces e, o tradicional pastel de massa caseira, que sempre é o mais procurado.
Cerca de 100 mil pessoas são esperadas neste mês, no Santuário, que recebe devotos não só nos dias de romaria.
A Romaria e Festa é uma realização da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.
Santuário de Caravaggio de Canela
A história do Santuário de Caravaggio de Canela iniciou em 1959, quando foi levada, provisoriamente, uma imagem de Nossa Senhora de Caravaggio, para a capela instalada onde atualmente é o Santuário. A imagem foi doada pela devota, Ângela Rigotto. Na Capela, pequena e de madeira, onde eram celebradas as missas, atualmente, os fiéis depositam muletas, capacetes, fotos e outras homenagens a Santa de Caravaggio pelas graças alcançadas. A pequena capela ainda sedia a celebração de Missa todos os dias 26, de cada mês, exceto em maio, em função da Romaria a Pé.
O Santuário está localizado a 7km do centro de Canela, na RS 235/km55, em um parque que conta com 7,5 hectares de mata nativa e infraestrutura para receber o público.

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

No primeiro programa do Questão de Saúde Podcast, a Unimed Rio Claro presenteia Rio Claro com a estreia abordando o tema da Relação de Doenças Mentais X Pandemia.

Últimas notícias

Assembleia Legislativa de São Paulo adere ao Pacto Ninguém se Cala

Projeto do MPSP e TRT combate violência contra a mulher. Nesta quarta-feira (27/3), o procurador-geral de Justiça, Fernando José Martins,...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Noite de Encanto e Magia: O 4º Baile de Máscaras no...

Uma festa deslumbrante em um cenário medieval que encantou e surpreendeu a todos os presentes. Na última sexta-feira, dia 15 de março, os portões do...

São Paulo e Flamengo decidem título da Copa do Brasil

Na partida de ida o Tricolor Paulista foi melhor e venceu o jogo por 1 a 0. Chegou a hora de conhecer o campeão da...

Rotary Club de Rio Claro Cidade Azul celebra 30 anos de...

Governadora do distrito 4590, Maria da Graça Araujo dos Santos Denofrio, marca presença em evento festivo.   No último dia 1 de Fevereiro, o Rotary Club...
Anuncie aqui

Celebração dos 51 Anos: CPP de Rio Claro, um Marco na...

Uma Jornada de Dedicação ao Professorado Paulista e um Legado de Serviços e Conquistas. Neste domingo (9), os professores se unem em comemoração aos 51...

São Paulo segura o Flamengo e conquista título inédito da Copa...

O time paulista venceu o primeiro jogo e empatou o segundo, garantindo vaga direta à Libertadores.   O São Paulo é o grande campeão da Copa...
Anuncie aqui