Anuncie aqui
Anuncie aqui

Estado de São Paulo registra 4 casos de febre amarela, com 2 mortes, após 3 anos sem a doença

Todas as ocorrências foram na região, nos municípios de Vargem Grande do Sul, São Sebastião da Grama e São João da Boa Vista. Um dos pacientes era de Mococa.

 

Anuncie aqui

Após três anos sem registrar casos de febre amarela, o estado de São Paulo confirmou quatro ocorrências da doença em 2023, com duas mortes, todas na região do g1 São Carlos e Araraquara.

O primeiro caso foi Vargem Grande do Sul (SP), em janeiro. O paciente, morador da zona rural, de 73 anos, chegou a ser internado e já está recuperado.
O segundo caso foi registrado no município de São Sebastião da Grama, em fevereiro. O paciente, morador de Monte Santo de Minas, foi internado na cidade e morreu. O óbito foi registrado no estado de São Paulo.

O terceiro caso também foi registrado em São Sebastião da Grama em fevereiro. O paciente era de Mococa e está recuperado. A Secretaria Estadual de Saúde não informou se os dois casos do município estão relacionados.
O quarto caso aconteceu em abril em São João da Boa Vista, com a morte do paciente, um homem de 44 anos, morador da zona urbana, mas que havia estado na zona rural dias antes de apresentar os sintomas.

Três anos sem casos

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o estado de São Paulo não registrava casos de febre amarela desde 2020.

Desde o primeiro caso na região, ações de vacinação foram realizadas nos municípios com contaminações e nos vizinhos, sobretudo na área rural.

A vacinação contra febre amarela faz parte do calendário de imunização e está disponível em todos os postos de saúde do estado. A primeira dose da vacina deve ser aplicada aos 9 meses de idade e a segunda, aos 4 anos. A partir dos 5 anos, para aqueles que não estão com a vacina em dia, é recomendada dose única.

Neste ano, nos três primeiros meses, a cobertura vacinal para Febre Amarela está em 82%, segundo o Estado. Em 2022, a cobertura vacinal ficou em 64,4%.

Transmissão da febre amarela

O vírus da febre amarela é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados. A doença não é passada de pessoa a pessoa.

No ciclo silvestre, em áreas florestais, o vetor da febre amarela é principalmente o mosquito Haemagogus. Já no meio urbano, a transmissão se dá através do mosquito Aedes aegypti (o mesmo da dengue).

Fonte: g1 São Carlos e Araraquara

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Neste episódio especial, abordamos um tema cada vez mais relevante na área da saúde: os desafios e os limites éticos e legais no exercício da medicina. Como as decisões médicas se equilibram entre a legislação vigente e os princípios éticos da profissão? Para aprofundar esse debate, recebemos dois convidados de peso:

👩‍⚕️ Dra. Thais Lussari Portieres – Advogada Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

👨‍⚖️ Dr. Gilson Tadeu Lorezon – Advogado Vice-Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

Descubra como eventos como o simpósio vêm contribuindo para promover o diálogo entre o setor jurídico e a prática médica, e como isso pode impactar o futuro da saúde no Brasil.

Últimas notícias

Ritmo Alvinegro abre os desfiles do Carnaval 2026 com enredo de resistência e identidade brasileira

Escola do Grupo 2 será a primeira a entrar na Passarela do Samba de Rio Claro no sábado, dia...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

DIG de Rio Claro conclui investigação de homicídio e Justiça decreta...

Crime ocorrido no Jardim Novo teria relação com disputa entre facções; um suspeito está preso e outro segue foragido A Delegacia de Investigações Gerais (DIG)...

Resposta rápida da Polícia Militar resulta na prisão de autor de...

Suspeito foi localizado após diligências e denúncias anônimas; ele possui extensa ficha criminal e permaneceu à disposição da Justiça. Na tarde de quarta-feira (4), policiais...

Grupo Cine inaugura salas de cinema no Shopping Rio Claro

A cidade e a região agora têm à disposição um complexo cinematográfico com o que há de mais moderno em projeção e som. É com...
Anuncie aqui

Fim dos Cambistas?

Você, pobre mortal, tenta comprar um ingresso para grandes shows musicais ou jogos esportivos e não consegue! Se for compra virtual em poucos minutos...

Desfiles, VAR, UESCA….

Sucesso os desfiles das escolas de samba de Rio Claro. Ingressos esgotados, transmissão ao vivo, comércio, hotelaria e gastronomia contentes. Este ano marca a efetiva...
Anuncie aqui