Anuncie aqui
Anuncie aqui

Estado de São Paulo registra 4 casos de febre amarela, com 2 mortes, após 3 anos sem a doença

Todas as ocorrências foram na região, nos municípios de Vargem Grande do Sul, São Sebastião da Grama e São João da Boa Vista. Um dos pacientes era de Mococa.

 

Anuncie aqui

Após três anos sem registrar casos de febre amarela, o estado de São Paulo confirmou quatro ocorrências da doença em 2023, com duas mortes, todas na região do g1 São Carlos e Araraquara.

O primeiro caso foi Vargem Grande do Sul (SP), em janeiro. O paciente, morador da zona rural, de 73 anos, chegou a ser internado e já está recuperado.
O segundo caso foi registrado no município de São Sebastião da Grama, em fevereiro. O paciente, morador de Monte Santo de Minas, foi internado na cidade e morreu. O óbito foi registrado no estado de São Paulo.

O terceiro caso também foi registrado em São Sebastião da Grama em fevereiro. O paciente era de Mococa e está recuperado. A Secretaria Estadual de Saúde não informou se os dois casos do município estão relacionados.
O quarto caso aconteceu em abril em São João da Boa Vista, com a morte do paciente, um homem de 44 anos, morador da zona urbana, mas que havia estado na zona rural dias antes de apresentar os sintomas.

Três anos sem casos

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o estado de São Paulo não registrava casos de febre amarela desde 2020.

Desde o primeiro caso na região, ações de vacinação foram realizadas nos municípios com contaminações e nos vizinhos, sobretudo na área rural.

A vacinação contra febre amarela faz parte do calendário de imunização e está disponível em todos os postos de saúde do estado. A primeira dose da vacina deve ser aplicada aos 9 meses de idade e a segunda, aos 4 anos. A partir dos 5 anos, para aqueles que não estão com a vacina em dia, é recomendada dose única.

Neste ano, nos três primeiros meses, a cobertura vacinal para Febre Amarela está em 82%, segundo o Estado. Em 2022, a cobertura vacinal ficou em 64,4%.

Transmissão da febre amarela

O vírus da febre amarela é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados. A doença não é passada de pessoa a pessoa.

No ciclo silvestre, em áreas florestais, o vetor da febre amarela é principalmente o mosquito Haemagogus. Já no meio urbano, a transmissão se dá através do mosquito Aedes aegypti (o mesmo da dengue).

Fonte: g1 São Carlos e Araraquara

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Neste episódio especial, abordamos um tema cada vez mais relevante na área da saúde: os desafios e os limites éticos e legais no exercício da medicina. Como as decisões médicas se equilibram entre a legislação vigente e os princípios éticos da profissão? Para aprofundar esse debate, recebemos dois convidados de peso:

👩‍⚕️ Dra. Thais Lussari Portieres – Advogada Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

👨‍⚖️ Dr. Gilson Tadeu Lorezon – Advogado Vice-Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

Descubra como eventos como o simpósio vêm contribuindo para promover o diálogo entre o setor jurídico e a prática médica, e como isso pode impactar o futuro da saúde no Brasil.

Últimas notícias

CPP Rio Claro Celebra o Dia do Professor com Confraternização e Música

Diretoria e colaboradores se reúnem em um encontro de integração marcado por alegria, união e a apresentação do Coral...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Obras da 3ª faixa da SP 310 promovem alterações no tráfego...

Primeira das cinco etapas das obras para adequação estrutural do viaduto do trevo da Viviani começa nesta quarta. A Eixo SP Concessionária de Rodovias realiza,...

Pode isso, Arnaldo?

Por: Willian Nagib Filho No preâmbulo da Constituição Federal consta que os representantes do povo ali reunidos instituíram um Estado Democrático, destinado a assegurar a...

Alcides e Angela Zanellato Prado: 70 anos de um amor que...

Bodas de Vinho celebram uma história de fé, família e eternos laços de amor. Em quatro décadas de jornalismo social, já testemunhei muitas histórias de...
Anuncie aqui

Polícia Militar prende homem por violência doméstica e apreende pés de...

Durante atendimento a ocorrência no bairro Diário Ville, equipe localizou quatro plantas de maconha e prendeu o suspeito em flagrante. Na manhã de quarta-feira (29),...

Delivery do Almoço Mineiro une solidariedade e sabor em Rio Claro

Evento beneficente arrecadou fundos para a compra de um Bilirrubinômetro Transcutâneo Neonatal destinado à UTI Neonatal da Santa Casa de Rio Claro   No dia 4...
Anuncie aqui