A peça Oi Lá, Inezita, da Cia Cênica, se inspira na vida e obra de Inezita Barroso para apresentar a riqueza da cultura popular brasileira. A temporada com duas sessões inicia no dia 5 e 6 outubro. A entrada é gratuita.
Oi Lá, Inezita foi um dos dois projetos escolhidos para compor a programação de montagens inéditas do SESI-SP em 2018. A fábula caipira musical, que estreia no próximo dia 5 e 6 de outubro no SESI Rio Claro, concorreu com outras 228 propostas recebidas exclusivamente por companhias teatrais do interior, litoral e da grande São Paulo no edital de 2018 da instituição. As sessões gratuitas acontecem na próxima sexta e sábado às 20h. Os ingressos podem ser reservados pelo sistema Meu SESI, no www.sesisp.org.br/meu-sesi.
A montagem da Cia. Cênica gira em torno de uma corajosa violeira que não acredita em um lugar definitivo para as coisas. A menina subverte a lógica do mundo – machista e patriarcal – e sai com destino a uma aventura pelo Brasil, repleto de riquezas e invenções. Em uma atmosfera envolvida pela música, dança e poesia, o espetáculo propaga os principais elementos da cultura popular brasileira e presta uma homenagem à grande Inezita Barroso.
Durante três meses o grupo vem se dedicando a estudos sobre a vida e a obra desta intérprete, musicista, biblioteconomista, mãe, professora, atriz e apresentadora de vários programas de rádio e televisão, optando por mergulhar na Inezita folclorista, pesquisadora, difusora e defensora da cultura popular brasileira e, em especial, da caipira.
Além da Inezita Barroso recriada por três atrizes, o espetáculo traz à cena alguns dos personagens que ela apresenta nas músicas que interpretou e outros, os quais poderia ter conhecido em seus encontros e viagens de pesquisa sobre nossas manifestações populares. Não se trata, portanto, de uma produção biográfica, mas de uma fábula que carrega consigo o amor de Inezita pela cultura de raiz brasileira, pelo ser caipira, e a sua luta pessoal para romper paradigmas machistas de nossa sociedade.
Há mais de uma década o SESI-SP seleciona projetos de montagens inéditas de todo o território nacional. No ano passado, graças ao sucesso e experiência positiva da produção de São José do Rio Preto vencedora do edital, a instituição propôs abrir um certame específico para as companhias do interior do Estado (todas as cidades fora da capital).
“É um processo muito bonito. Recebemos apenas a ideia do espetáculo, uma pequena concepção em papel, e a trabalhamos até transformá-la em realidade concreta para o público. Essa é uma das frentes de atuação do SESI-SP, a de difusão cultural, proposta que se torna ainda mais rica no momento em que fomentamos a produção teatral do interior, que muitas vezes não tem tanto espaço para ser contemplada em editais nacionais”, declara Anna Polistchuk, analista de atividades culturais do SESI-SP.
Inezita Barroso
Cantora, atriz, professora, pesquisadora, apresentadora e instrumentista, Inezita Barroso (1925-2015) foi uma mulher à frente de seu tempo. Não hesitou em seguir a vocação artística voltada ao popular e, dessa forma, tornou-se uma das mais importantes figuras da cultura caipira brasileira. Foram quase 43 anos de carreira na televisão brasileira e 14 anos de apresentação do tradicional programa Viola, Minha Viola.
Teatro do SESI Rio Claro – Avenida M29 , 441
Datas e horários: 5 e 6 de outubro , sexta e sábado às 20h.
Capacidade: 226 lugares
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: Livre
Modalidade: Infantojuvenil
Gênero: Fábula caipira musical
Informações: 19 3522-5650
Entrada gratuita – Reservas antecipadas pelo Meu SESI (www.sesisp.org.br/meu-sesi). Os ingressos serão distribuídos 02 horas antes do início do espetáculo.