Trabalhadores devem consultar se têm direito no site da CAIXA e procurar canal de atendimento para saque
No próximo dia 28 termina o prazo para que cotistas do PIS com menos de 60 anos possam sacar o benefício. Têm direito os trabalhadores cadastrados no Fundo PIS/PASEP entre 1971 e 4 de outubro de 1988 que ainda não sacaram o saldo total de cotas na conta individual de participação. Cerca de 4,5 milhões de pessoas nessa faixa etária ainda não resgataram o benefício, contabilizando R$ 6,3 bilhões disponíveis para o saque até o último dia útil de setembro.
Para saber se tem direito ao saque, o trabalhador pode consultar a situação do seu benefício na página da CAIXA (www.caixa.gov.br/cotaspis). A consulta permite ver o valor que tem a receber, a data do saque e os canais disponíveis para realização do pagamento. Caso o valor já tenha sido creditado em conta, o site informa também qual a conta e banco.
Outros canais para consultar o benefício são o APP CAIXA Trabalhador, que está disponível para download nas plataformas Android e IOS. O APP é gratuito e as informações estão disponíveis ao clicar no link “Informações Cotas do PIS”, onde o trabalhador deverá informar o CPF ou NIS, data de nascimento para saber se possui saldo de cotas do PIS. Para verificar o valor também deverá ser informada a senha internet.
Outras opções de consulta para os trabalhadores são os terminais de Autoatendimento, por meio do Cartão do Cidadão, ou o internet banking para correntistas da CAIXA, na opção “Serviços ao Cidadão”. Verifique abaixo qual o canal mais adequado para o saque de acordo com o valor do benefício:
Crédito em conta:
Com o objetivo de ampliar o recebimento do benefício, o Ministério do Planejamento coordenou um acordo com oito bancos privados para que os beneficiários com conta nesses bancos possam receber automaticamente por meio de crédito em conta. O cronograma pode ser consultado no portal da Febraban: https://portal.febraban.org.br/noticia/3210/pt-br/.
Rede de atendimento:
No site da CAIXA, o trabalhador também pode consultar o ponto de atendimento mais próximo: http://www.caixa.gov.br/atendimento/Paginas/default.aspx. A rede de atendimento da CAIXA é composta atualmente por 4.190 unidades próprias, sendo 3.389 agências, 801 postos de atendimento e oito unidades móveis (Caminhões), 13.026 casas lotéricas, 9.364 correspondentes CAIXA Aqui e 5.686 pontos de autoatendimento, com 29.847 equipamentos, 21.442 terminais do Banco 24Horas e 1.761 da Rede Compartilhada CAIXA x BB (56 mil postos de atendimento ao todo).