Evento reunião mais de 800 visitantes, no Centro Cultural.
A 3ª Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Rio Claro e Região recebeu mais de 800 visitantes nos dias 15 e 16 de outubro de 2025, no Centro Cultural Roberto Palmari. De acordo com os organizadores, o evento atingiu seus objetivos de promover o diálogo e a conexão entre instituições de ensino, setor produtivo e sociedade civil. A feira teve o tema “Conexões para o Futuro: Ciência, Inovação e Profissões que Inspiram”.
A programação da feira foi estruturada em três eixos temáticos: “Startups e Empreendedorismo”, “Workshop de Engenharia e Inovação” e “O Futuro das Profissões”.
Entre os destaques nas palestras, a feira teve Leonardo Tórtoro (Unesp), Anderson Christofoletti (Secretaria de Desenvolvimento Econômico), Eliris Rizziolli (Unesp), Lilian Alves Meiga e Thais Silva (Whirlpool) e Maria Luiza Claro (Crea, AERC, Confea), João Eichenberger (Fatec Rio Claro), Flavia Oliveira, Ana Ferrari e Ana Aranha (SWE), Otavio Barros (Claretiano Centro Universitário) e Wellington Sacheti (BlueVibe Comunidade de Startups), que enriqueceram o conteúdo, inspirando o público presente.
Um dos pontos altos do evento foi a cerimônia do Prêmio Talentos Científicos, que neste ano contou com a participação dos estudantes do Ensino Médio, Graduação e Pós-graduação das redes pública e privada, reconhecendo o protagonismo estudantil.

Na categoria Ciências Biológicas e Educação, foi premiado o projeto “Comparação de ferramentas de identificação da microbiota de Atta sexdens e solo por metabarcoding 16S”, de Letícia de Melo El Kadre, Lara Cavalari Santello, Maurício Bacci Junior e Milene Ferro; na categoria Ciências da Saúde, o projeto vencedor foi “Replicatas Ósseas – Transformando Imagens Tomográficas em Objetos 3D”, de Vinicius Benatti, Filippi Benevenuto Ongarelli e Huemerson Maceti; na categoria Ciências Exatas, venceu o projeto “RogueLibras: Um Jogo Sério para Aprender Libras”, de Caetano Mazzoni Ranieri, Alexandre dos Anjos de Souza, Leonardo Tórtoro Pereira e Wilk Oliveira; na categoria Engenharias, Administração, Direito e Publicidade, o projeto premiado foi “Análise temporal e espacial de ocorrência de incêndios em Áreas Úmidas Isoladas com o uso de técnicas de Sensoriamento Remoto”, de Laura Ressel Guilherme e Vânia Silvia Rosolen; e na categoria Ensino Médio, recebeu a premiação o projeto “Atividade bactericida do extrato de própolis de Melipona quadrifasciata quadrifasciata, para o desenvolvimento de sabonete antimicrobiano a base de própolis”, de Luiza de Souza Barbieri, Gustavo Carneiro da Silva, Karine Felix Ribeiro, Bibiana Monson de Souza, Tierry A. G. B. Denardo, Osmar Malaspina e Geovanny Barroso.

A feira foi organizada pelo Centro de Inovação Tecnológica de Rio Claro, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Hub Rio Claro, Associação de Engenharia, Arquitetura, Agronomia e Geologia de Rio Claro (AERC) e IGCE/Unesp, e contou com o patrocínio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Apoiaram o evento Centro Claretiano, Ceapla, Crea-SP, Mutua-SP, Fatec Rio Claro e Society of Women Engineers (SWE).





