Santuário, paróquias e capelas dedicados à santa contam com uma programação especial para celebrar a data.
Devotos celebram, nesta sexta-feira (13), o Dia de Nossa Senhora de Fátima, que há 105 anos fez a primeira aparição para os três pastorinhos em Portugal, na Europa.
Celebrações em Rio Claro
A Paróquia São Francisco de Assim em Rio Claro realizou durante toda essa semana o Tríduo de preparação para a Grande Festa de Nossa Senhora de Fátima na Capela de Nossa Senhora de Fátima na Rua 19 esquina da Avenida 52 no Parque Universitário em Rio Claro.
Os festejos começaram logo pela manhã com um terço. A Capela ficará aberta durante todo o dia para receber os fiéis ao meio dia e ás 15 Horas será realizado um terço e ás 19 horas Missa Solene com coroação em seguida quermesse. Haverá Quermesse ainda nos próximos finais de semana dia 14, 21, 28.
Setor Juventude da Diocese de Piracicaba realiza Retiro Mariano, no próximo dia 15, em Rio Claro
O Setor Juventude da Diocese de Piracicaba realiza no próximo dia 15 um Retiro Mariano com o tema “Todas as gerações me proclamarão Bem-aventurada!” (Lc 1,48).
O Retiro acontecerá na Capela Nossa Senhora de Fátima, na cidade de Rio Claro, e contará com pregações e celebração da Santa Missa.
Paróquia Nossa Senhora Aparecida
A Paróquia Nossa Senhora Aparecida através da Pastoral Familiar convida a todos os devotos de Nossa Senhora de Fátima para participar do Momento de Oração e formação sobre Nossa Senhora juntamente com Pe. Renato Luís Andreatto. Teremos durante essa noite, a encenação da aparição dos pastorinhos a Nossa Senhora. Traga sua família e venha participar desse momento de louvor e oração com a intercessão de Nossa Senhora de Fátima, que acontecerá hoje (13 de Maio, às 19h30), na Igreja Aparecida de Rio Claro,
Fátima
Nossa Senhora de Fátima ou, formalmente, Nossa Senhora do Rosário de Fátima, é uma das santas mais devotadas pelos católicos. Está é uma das invocações atribuídas à Virgem Maria e que teve a sua origem nas aparições recebidas por três pastorinhos no lugar da Cova da Iria, em Fátima, Portugal.
De acordo com os testemunhos das três crianças videntes, a primeira aparição ocorreu no dia 13 de maio de 1917 ao meio-dia, repetindo-se durante os seis meses seguintes sempre no dia 13 e à mesma hora (excetuando-se o mês de agosto, em que ocorreu a dia 19), até 13 de outubro de 1917.
Na última aparição, identificou-se como sendo “a Senhora do Rosário”, tendo sido, por esse motivo, feita eclesiasticamente a combinação dos seus dois títulos e que deu origem a Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Segundo os relatos dos videntes, a mensagem que a aparição apresentou em Fátima foi um insistente apelo à conversão, à penitência e à oração, nomeadamente a oração do Rosário.
O seu principal local de devoção é o próprio Santuário de Fátima, situado na freguesia e cidade homónima, no concelho de Ourém, em Portugal.
Papas e a devoção a Nossa Senhoras
São João Paulo II, conforme o pedido da Virgem consagrou a Rússia e o mundo inteiro ao Imaculado Coração de Maria e beatificou Jacinto e Francisca no ano 2000 com a presença de Irmã Lúcia, que faleceu em 2005 e agora segue o seu processo de beatificação.
O Papa Francisco também consagrou o mundo inteiro ao Imaculado Coração da Virgem Maria, em outubro de 2013, na presença de mais de cem mil fiéis na Praça de São Pedro, reunidos em torno da imagem original da Virgem de Fátima.
“Nossa Senhora de Fátima, com renovada gratidão pela tua presença materna, unimos a nossa voz àquela de todas as gerações que te chamam beata”, disse o Santo Padre, pedindo em seguida: “Protege a nossa vida entre os teus braços”.
Em 13 de maio 2015, ao final da Audiência Geral de quarta-feira, Francisco também recordou o dia de Nossa Senhora de Fátima e, na saudação aos fiéis de língua portuguesa, convidou-os “a multiplicar os gestos diários de veneração e imitação da Mãe de Deus”.
“Confiem-lhe tudo aquilo que são, tudo aquilo de têm; e assim serão capazes de ser um instrumento da misericórdia e da ternura de Deus para seus familiares, vizinhos e amigos”, completou.
Oração de Nossa Senhora de Fátima
“Maria conhece todas as nossas necessidades, mágoas, tristezas, misérias e esperanças. Interessa-se por cada um de seus filhos, roga por cada um com tanto ardor como se não tivera outro”. (Serva de Deus, Madre Maria José de Jesus)
Santíssima Virgem Maria, que nos montes de Fátima Vos dignastes revelar a três humildes pastorinhos os tesouros de graças contidos na prática do vosso Santo Rosário, incuti profundamente em minha alma o apreço com que devo Ter a essa devoção, para Vós tão querida, a fim de que aproveite de seus preciosos frutos.
Volvei, ó Maria, Vossos olhos cheios de piedade sobre mim, que tanto preciso de vosso auxílio; mostrai a mim como a outros tendes mostrado, que sois verdadeira Mãe de misericórdia, enquanto eu de todo coração Vos saúdo e Vos invoco com minha soberana e Rainha do Santíssimo Rosário.
Nossa Senhora, rogai por nós. Amém.”