Lacerda já segurou sua bandeja em clipe de Reginaldo Rossi e comerciais de cerveja; após 34 anos em point da Zona Sul carioca, ele quer se aposentar.
Eronides Borges de Lacerda, de 68 anos, é um ícone do Baixo Gávea, tradicional reduto da vida noturna da Zona Sul do Rio. Para algumas gerações de frequentadores dos bares do eixo Leblon-Gávea, ele é o garçom mais famoso da cidade.
No clipe da música símbolo da categoria produzido na década de 90, ele aparece ao lado de Reginaldo Rossi, o intérprete e autor de “Garçom”.
Também já foi figurante em comerciais das cervejas Kaiser, Antarctica, Bohemia e Brahma. Por 34 anos, Lacerda esteve entre os funcionários do Bar Hipódromo, que anunciou seu fechamento no final de julho/2020 – como informou o colunista Ancelmo Gois, do Globo.
O local será ocupado pelo bar Brewteco, que soma unidades no Leblon, na Barra e na Tijuca. Os novos proprietários cogitam recontratar parte dos funcionários da casa, demitidos na segunda-feira (20/07) pelos gestores do Hipódromo.
“Está tudo muito triste. Os clientes não param de me ligar, alguns choraram. Acho que isso foi porque a gente sempre se dedicou a acolher a clientela. Independente de como eu estivesse me sentindo, meu sorriso estava sempre estampado no rosto. O caboclo, quando vem no bar, quer relaxar. Por isso, sempre tive carinho com todos e recebia o mesmo: muita consideração comigo. Os clientes viraram nossos amigos”, disse ele, emocionado.
Apesar da possibilidade de recontratação, Lacerda diz que chegou a hora de parar. Morador de Mesquita, município da Baixada Fluminense, planeja aproveitar sua aposentadoria na companhia da mulher e de sua filha.
“Eu já queria parar no fim do ano por conta da minha idade. Mas, mesmo assim, fiquei muito abatido com o fechamento pelos meus colegas. Tenho clientes dos 18 aos 70 anos, que me ligam cobrando um reencontro. Não deu tempo de ninguém tomar a saideira. Vamos ter que esperar a pandemia passar”, pontuou Lacerda.
Fonte: Época