Bares continuam sem permissão para atendimento presencial e demais setores do comércio ou serviços podem funcionar entre 6h e 20h, todos os dias da semana.
O Governo de São Paulo manteve a região de Piracicaba (SP) na fase laranja do Plano São Paulo. O anúncio foi feito durante reclassificação do plano, que regulamenta a quarentena em prevenção à pandemia de coronavírus, nesta sexta-feira (5).
Com isso, as regras atuais permanecem valendo, com permissão de funcionamento para os setores de comércios e serviços, diariamente, das 6h às 20h. Bares não têm permissão para atendimento presencial na fase laranja.
A fase laranja, segunda mais restritiva do Plano São Paulo, é considerada uma etapa de atenção, com eventuais liberações. Contudo, o governo de São Paulo alterou as regras para tornar esse estágio mais permissivo.
Regras para fase laranja
Todos os setores de comércio e serviços são permitidos, com exceção ao atendimento presencial em bares;
Capacidade de ocupação máxima de 40% em todos os setores;
Funcionamento máximo de 8 horas por dia;
Permissão de atendimento presencial vale até as 20h em todos os estabelecimentos;
Parques estaduais, salões de beleza e academias: poderão abrir.
Fins de semana
O governo de São Paulo suspendeu na última quarta-feira (3) o decreto que colocava todo o estado na fase vermelha, a mais restritiva, do plano de flexibilização econômica aos finais de semana por causa da pandemia de Covid-19.
Com a revogação, estabelecimentos como shoppings, restaurantes e comércios voltam a ter permissão para funcionar aos sábados, domingos e feriados nas regiões que estão na fase laranja ou amarela do plano de flexibilização econômica.
Ocupação de leitos
De acordo com os dados atualizados pelo Governo de SP, referentes a 5 de fevereiro, a região tem uma taxa de 64,9% na ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para uma estrutura de 19,4 leitos para cada 100 mil habitantes. Na última atualização em 14 de janeiro, a taxa era de 68,3%.
Em relação a notificações, foram 503,1 novos casos e 54,6 internações para cada 100 mil habitantes. Já em relação a óbitos, foram 5,5 para cada 100 mil pessoas no período.
DRS Piracicaba
As prefeituras das 26 cidades do DRS de Piracicaba devem seguir as regras da fase laranja. São elas:
Águas de São Pedro
Analândia
Araras
Capivari
Charqueada
Conchal
Cordeirópolis
Corumbataí
Elias Fausto
Engenheiro Coelho
Ipeúna
Iracemápolis
Itirapina
Leme
Limeira
Mombuca
Piracicaba
Pirassununga
Rafard
Rio Claro
Rio das Pedras
Saltinho
Santa Cruz da Conceição
Santa Gertrudes
Santa Maria da Serra
São Pedro
Fases do Plano São Paulo
O Plano São Paulo criou cinco fases de reabertura a partir de critérios como a taxa de ocupação de leitos UTI para Covid-19, quantidade de leitos UTI para pacientes com a doença por cada 100 mil habitantes e os números de casos e mortes.
A classificação das regiões do estado por cores serve para indicar aos prefeitos destas áreas quais as atividades que podem ser autorizadas.
Fase 1, vermelha: alerta máximo, funcionamento permitido somente aos serviços essenciais.
Fase 2, laranja: controle, possibilidade de aberturas com restrições.
Fase 3, amarela: abertura de um número maior de setores.
Fase 4, verde: abertura de um número maior de setores em relação à fase 3.
Fase 5, azul: “Normal controlado” – todos os setores em funcionamento, mas mantendo medidas de distanciamento e higiene.