Veterana do Carnaval de Rio Claro encerra a primeira noite de desfiles com enredo histórico que reverencia a resistência negra e a ancestralidade africana.
O sábado, 14 de fevereiro, marca o início da programação oficial na Passarela do Samba de Rio Claro. A partir das 20h15, a Corte Momesca abre a noite que contará com três grandes apresentações das escolas de samba da cidade. Encerrando o desfile com brilho e tradição, às 23h40, entra na avenida a veterana do Carnaval rio-clarense: a G.R.A.S.I.F.S. Voz do Morro, que em 2026 celebra 70 anos de história.

Para marcar essa data simbólica, a Vermelho e Branco apresenta um enredo de grande potência histórica e ancestral: “No Quilombo Vermelho e Branco nas veias da Princesa a força de Palmares”, que resgata a trajetória de Aqualtune, princesa africana do Reino do Congo, líder guerreira e uma das maiores referências da resistência negra no Brasil.
Filha de um rei e estrategista respeitada, Aqualtune foi capturada e trazida à força para o Brasil durante o período da escravidão. Aqui, tornou-se figura central na formação do Quilombo dos Palmares e é reconhecida como mãe de Ganga Zumba e avó de Zumbi dos Palmares. Sua história simboliza coragem, luta e reexistência.
Com uma leitura poética e visualmente impactante, o desfile propõe uma travessia pelo Atlântico Negro, exaltando a força feminina, a ancestralidade africana e o início da construção da identidade negra no Brasil. A escola promete transformar a avenida em um grande território de celebração cultural, com alas e alegorias que percorrem a realeza africana, os campos de batalha, o cativeiro, a insurgência e a eternidade.
Mais do que contar uma história, a Grasifs reverencia um legado. Em seu jubileu de 70 anos, a escola reafirma a importância da memória, da representatividade e das raízes africanas na formação do povo brasileiro, destacando a mulher negra como pilar da luta por liberdade e resistência.
Com cerca de 500 integrantes, quatro alegorias e uma bateria formada por 100 ritmistas, a tradicional agremiação promete um desfile emocionante e grandioso, reafirmando sua relevância na história do Carnaval de Rio Claro.
Fundada em 28 de janeiro de 1956, a G.R.A.S.I.F.S. Voz do Morro nasceu sob a influência dos movimentos afrodescendentes, como as danças Tambu e Umbigada, mantendo até hoje forte ligação com a Sociedade José do Patrocínio, onde permanece sua sede social. Ao longo de sua trajetória, a escola revelou grandes nomes e construiu uma história marcada por conquistas e momentos inesquecíveis, como o título de campeã em 2016.
Em 2026, a Vermelho e Branco reafirma seu papel como guardiã da memória e da cultura afro-brasileira. Aqualtune vive. Aqualtune reina. E a Grasifs canta sua história na avenida.
FICHA TÉCNICA – G.R.A.S.I.F.S. VOZ DO MORRO (2026)
Presidente: Ari Rios
Fundação: 28 de janeiro de 1956
Cores oficiais: Vermelho e Branco
Símbolo: Caramujo
Carnavalesco: Zola Juliani
Direção de Carnaval: Márcia Francisco e Paulo Luiz Martimiano
Tema-enredo: No Quilombo Vermelho e Branco nas veias da Princesa a força de Palmares
Autores do samba-enredo: Pedrinho Sem Braço e Pablo Souza
Intérprete oficial: Eric Tatu
Mestre de bateria: Thierrys Roberto
Diretor de bateria: Diego Tadeu Foresti
Rainha de bateria: Thais Constantino
Ritmistas: 100
Comissão de Frente: Coreógrafo Rafael de Paula | Diretora Elizabeth Ferraz
Alegorias: 4
Integrantes no desfile: Aproximadamente 500
Diretor de Harmonia: Davi Romualdo
Casais de Mestre-sala e Porta-bandeira:
1º Casal: Letícia Souza e Ícaro Martins
2º Casal: Mell Laureano e José Luiz C. Santos
3º Casal: Ryan Linneker Estevam e Ruana Vitória Estevam
CURIOSIDADES E TRADIÇÃO
Em 2012, a escola homenageou o músico Dom Salvador, ilustre filho da cidade, em desfile memorável.
Em 2016, no último ano dos desfiles antes do retorno do Carnaval, sagrou-se campeã com o enredo “Nos meus 60 anos, diamantes e presentes para vocês”.
Personalidades que já desfilaram: Dom Salvador e Simone Sampaio.
Destaques tradicionais: Alaíde Paulino, Charleny Santos, Pai Silvio de Xangô, Xixa (in memoriam), Tia Maria Madalena e importantes nomes da comunidade.





