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Grupo Mota-Engil vence leilão PPP do Túnel Santos–Guarujá

Empresa portuguesa ofereceu proposta de desconto de 0,5% sobre contraprestação pública máxima anual; contrato tem prazo de 30 anos com investimento total estimado em R$ 6,8 bi.

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), realizou nessa sexta-feira (5), na sede da Bolsa de Valores (B3), na capital, o leilão do Túnel Santos–Guarujá, um dos projetos mais emblemáticos de mobilidade do país. A vencedora do certame foi a empresa Mota-Engil Latam Portugal, com proposta de desconto de 0,5% sobre a contraprestação pública máxima anual, fixada em R$ 438,3 milhões. A empresa espanhola Acciona foi a outra proponente, com oferta de desconto de 0%.

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“O dia é realmente histórico. São 100 anos de espera, que está terminando agora. Várias pessoas trabalharam nesse projeto para que ele se tornasse real. Tivemos várias discussões, muitas horas de trabalho. O que estamos celebrando hoje é o futuro da Baixada Santista, do estado de São Paulo e do Brasil”, afirmou o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

Com investimento total estimado em R$ 6,8 bilhões, o empreendimento será realizado no modelo de Parceria Público-Privada (PPP) patrocinada, com prazo de 30 anos. O aporte público máximo é de R$ 5,1 bilhões, dividido igualmente entre Estado e União (R$ 2,5 bilhões cada).

O túnel terá 1,5 km de extensão, sendo 870 metros imersos, com módulos de concreto pré-moldados, instalados no leito do canal portuário – uma técnica já consagrada em países da Europa e da Ásia. A infraestrutura contará com três faixas por sentido, sendo uma delas reservada ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), passagem para pedestres e ciclistas e galeria de serviços. A concepção multimodal coloca a Baixada Santista na rota da mobilidade do futuro, oferecendo soluções mais rápidas, sustentáveis e inclusivas.

“O leilão do Túnel Santos–Guarujá é um marco histórico para São Paulo e para o Brasil. Estamos trazendo uma solução de engenharia moderna, com segurança jurídica e sustentabilidade, que vai encurtar distâncias, gerar empregos e transformar a mobilidade da Baixada Santista”, destacou o secretário de Estado de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini.

Atualmente, a ligação entre Santos e Guarujá é feita por balsas, que levam cerca de 18 minutos por travessia, mas estão sujeitas a filas e variações de operação. Pela estrada, o deslocamento pode chegar a 1 hora. Com o túnel, o trajeto será feito em até 5 minutos, beneficiando diretamente os mais de 2 milhões de habitantes da Baixada Santista e trabalhadores que circulam diariamente entre as cidades.

“Hoje parece um evento isolado, mas foram 2 anos e meio de muito trabalho. Chegamos até aqui e sei que há muito pela frente. Sei também que a Artesp vai acompanhar essa obra e cobrar não só qualidade técnica como o respeito com a população. Tiramos um sonho de 100 anos do papel”, afirmou a diretora da Artesp, Raquel França Carneiro.

Túnel imerso
A escolha pelo método de túnel imerso foi resultado de análise técnica criteriosa. Alternativas como ponte ou túnel escavado foram descartadas em razão de restrições da Base Aérea de Santos, tráfego intenso de navios no canal portuário e solo instável da região. A solução imersa garante menor impacto urbano e ambiental, reduz desapropriações e permite execução mais rápida e segura.

O contrato estabelece tarifa de referência de R$ 6,15 por sentido para veículos, valor semelhante ao da balsa atualmente em operação. Pedestres e ciclistas terão isenção de cobrança, assegurando acesso inclusivo à travessia.

“O Túnel é um projeto que estamos seguindo há um bom tempo, que torna-se uma infraestrutura fundamental para o estado de São Paulo, o Porto de Santos e o Brasil. Temos a certeza de que iremos cumprir com as nossas obrigações e esperamos iniciar a obra o mais rapidamente possível”, disse Manuel António da Fonseca Vasconcelos da Mota, vice-presidente da Mota-Engil Latam Portugal.

O projeto prevê a geração de aproximadamente 9 mil empregos diretos e indiretos, além de capacitação de trabalhadores locais. A obra beneficiará diretamente cerca de 2 milhões de habitantes da Baixada Santista, reduzindo em até 90% o tempo de travessia entre Santos e Guarujá e fortalecendo a integração logística com o Porto de Santos.

A modelagem foi construída em diálogo com a população e órgãos de controle, resultando em ajustes no traçado. Em julho de 2025, a CETESB emitiu parecer técnico favorável à Licença Prévia, confirmando a viabilidade ambiental do empreendimento.

O projeto também foi apresentado em missão internacional à Dinamarca, Holanda e Noruega, com destaque para visitas ao túnel Fehmarnbelt (Dinamarca–Alemanha) e reuniões com empresas líderes globais em engenharia de infraestrutura.

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