Após denúncia de movimentação suspeita, GCM detém indivíduo com ferramentas de arrombamento e objetos furtados; ação foi registrada pela Polícia Científica.
Na tarde de domingo, 3 de novembro, a Guarda Civil Municipal de Rio Claro atuou de forma rápida e eficiente para deter um jovem de 18 anos por tentativa de furto qualificado no bairro do Estádio. Por volta das 17h04, um morador foi até a sede da GCM para denunciar barulhos suspeitos e a presença de um indivíduo dentro de uma residência na Avenida 25. Segundo o relato, o homem, ao ser questionado pelo denunciante, alegou que sua tia iria morar no local e logo se retirou, indo para o fundo da casa.
Com as características fornecidas pelo denunciante, a viatura 008 da GCM iniciou um patrulhamento pela região, localizando o suspeito na Rua 13, ainda no bairro do Estádio. Durante o patrulhamento, o Centro de Comunicação da GCM também recebeu um chamado pelo número 153, no qual outro morador relatava que um homem havia sido visto pulando o telhado de sua residência.
No momento da abordagem, o indivíduo estava portando diversas ferramentas e objetos suspeitos, entre eles um facão, uma barra de ferro e uma bolsa contendo várias ferramentas, que ele alegou serem destinadas ao uso de seu tio em uma obra. Na residência invadida, os guardas encontraram um micro-ondas que havia sido retirado de seu lugar, além de cadeados e portas arrombadas e marcas de pé no muro, indicando a fuga do suspeito pelo local.
O responsável pelo imóvel foi informado do ocorrido e, em seguida, uma equipe da Polícia Científica foi acionada para realizar a perícia no local, coletando evidências que reforçam a tentativa de furto qualificado.
O suspeito, que já estava em liberdade provisória por um crime de furto anterior, negou as acusações e chegou a proferir ameaças contra uma das testemunhas, afirmando que “resolveria isso depois.” Apresentado à autoridade policial no Plantão Policial de Rio Claro, o indivíduo foi autuado em flagrante por furto qualificado tentado e transferido para a carceragem, onde permanece à disposição da Justiça.
Objetos Apreendidos:
1 micro-ondas, marca Mídia
1 chave de punção
1 facão
2 chaves turquesa
1 luva preta
1 makita Bosch, cor azul
1 pedaço de cano com chave fixada
1 bolsa preta com alça
1 furadeira DWD 502 B2 12 volts, cor amarela, com uma broca
A Guarda Civil de Rio Claro reafirma seu compromisso com a segurança pública, enfatizando a importância da participação da comunidade na denúncia de atividades suspeitas, o que foi fundamental para o sucesso desta ação.