Medida vale para os 2 próximos fins de semana após alta de internações e mortes por Covid.
A Prefeitura de Ibaté (SP) publicou, nesta quinta-feira (18), um novo decreto que restringe a circulação de pessoas e carros, além de fechar supermercados e postos de combustíveis aos sábados e domingos. A medida vale para os dois próximos fins de semana.
Segundo o decreto, as novas medidas levam em consideração o número de pacientes internados e o aumento de mortes por Covid-19 no município nesta semana.
A cidade soma 2.114 casos da doença, sendo 38 mortes. Somente nos 18 dias de março foram 17 mortes.
A cidade mantém as restrições da fase emergencial do Plano São Paulo e inclui as seguintes regras.
Suspende aulas presenciais em toda a rede de ensino municipal com home office dos docentes através de tele trabalho, com fornecimento presencial de merenda em todas as unidades, cujos trabalhos deverão ser acompanhados pelas respectivas diretorias.
Autoriza a comercialização de produtos com entrega no carro, das 8h às 20h e entrega na casa do comprador (delivery) até meia noite;
Proíbe funcionamentos dos supermercados, mercearias, mini mercados, lotéricas, açougues, postos de gasolina, lojas de materiais de limpeza, agropecuárias aos sábados e domingos, com restrição de circulação de veículos e pessoas (lockdown).
Farmácias podem funcionar de segunda a domingo até as 20h e entrega na casa do comprador (delivery) até meia noite.
Os servidores públicos municipais, não integrantes do grupo de risco e, que não possam exercer suas atividades através de teletrabalho, de acordo com a chefia imediata, deverão cumprir com sua jornada de trabalho de segunda-feira à sexta-feira das 8h horas às 18h de forma presencial em seus locais de trabalho, com atendimento ao público suspenso. Não haverá atendimento ao público externo na fase vermelha emergencial do Plano São Paulo.
Não estão incluídas as atividades descritas no parágrafo anterior e neste inciso as atividades que necessitam de atenção especial, tais como licitações, funcionamento das unidades de saúde, assistência social, serviços de água e esgoto, coleta de lixo, Guarda Municipal, Fiscalização Sanitária e de Posturas, escalas 12×36 horas, escala de revezamento 5×2 e 6 x1 dia. As chefias imediatas deverão priorizar a tramitação de documentos de forma digital evitando a circulação de documentos e pessoas.
Fonte: G1 São Carlos/Araraquara