Anuncie aqui
Anuncie aqui

Idoso de 79 anos com doença de Parkinson volta a treinar para melhorar qualidade de vida

Universidade de Rio Claro oferece Programa de Atividade Física para Pacientes com doença de Parkinson (Proparki) desde 2006. São 45 pacientes no programa.

Após receber o diagnóstico de Parkinson, o aposentado Moacir Antônio Covre, de 79 anos, começou a praticar exercícios físicos regularmente e percebeu melhora significativa em sua rotina. A doença afeta os movimentos e a qualidade de vida do paciente.

Anuncie aqui

Desde 2006, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro oferece o Programa de Atividade Física para Pacientes com doença de Parkinson (PROPARKI). Moacir não perde as aulas semanais que são realizadas no ginásio universidade.

“Estou melhorando porque me esforço bastante, venho aqui duas vezes por semana e também faço exercícios em casa. É um triplo benefício, o social, mental e físico. No momento em que estamos com a mente sadia conseguimos desenvolver qualquer atividade”, disse.

Além dele, outras 45 pessoas são atendidas pelo projeto que tem como tem como objetivo a melhora da qualidade vida dos pacientes através de prática regular de exercício físico e diferentes tipos de intervenção. O Parkinson é uma doença crônica e progressiva que causa rigidez nas articulações.

A educadora física Giulia e o aposentado Moacir se divertem nas aulas em Rio Claro — Foto: EPTV

Qualidade de vida

O idoso Moacir começou a perceber dificuldade no equilíbrio e ao fazer exames veio o diagnóstico da doença. Assim, ele conheceu o projeto que já trouxe inúmeros benefícios para a sua saúde, que vai além da melhora física.

“Queremos melhorar os sintomas que eles tem como o problema de equilíbrio e locomoção. Além de estimular as capacidade funcionais, como a força muscular , a agilidade e a coordenação motora”, disse Diego Ocioli da Silva, coordenador Proparki.
O coordenador disse que qualquer pessoa com a doença de Parkinson pode se inscrever para participar. As aulas são realizadas duas vezes por semana durante a manhã.

Saúde e adaptação

A estudante de educação física, Giulia Torres Rodrigues entrou para o Proparki em 2022. Hoje ela é monitora do programa, e faz mestrado com o objetivo de criar soluções tecnológicas que possam ajudar pessoas com a doença.

“Por exemplo, uma esteira, tornozeleira ou relógio que vai marcar algumas questões da doença, como o passo, a distância da passada, e no caso de terem queda, de que forma esses equipamentos podem avisar alguma instituição”, disse.

A educadora física comentou que muitos exercícios são adaptados aos pacientes e isso transformou a sua percepção sobre a doença. “Adaptamos alguns exercícios para eles, tem alguns que pensamos que é mais tranquilo de fazer, mas para eles é mais difícil. E pessoamente mudou muito a minha percepção sobre a doença e questões sociais também”, contou.

A idosa Neide Aparecida dos Santos, de 60 anos, teve o diagnóstico há dois anos e chegou ao projeto há um mês e meio.

“Gostei de vir aqui, minha mão já está tremendo menos, me sinto melhor aqui. Eu também tomo quatro vezes ao dia,” comentou.

A irmã gêmea Nilva é a cuidadora de Neide e vê nela uma inspiração. “Tenho acompanhado ela e é uma vitória. Ela é exemplo para nós”, finalizou.

Para se inscrever no Proparki da Unesp Rio Claro entre em contato pelo número (19) 3526-4365.

Fonte: g1 São Carlos/Araraquara

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Dr. Nelmer Rodrigues conversa com Dr. Alexandre Viviani - Cardiologista e também o Dr. Sérgio Antonio Pezzoti - Cardiologista falando sobre o tema "As Doenças do Coração".

Últimas notícias

Abordagem precisa em bar termina com prisão por tráfico em Analândia

Homem foi detido pela Polícia Militar na noite de sábado após denúncia de venda de drogas no local. Na noite...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Saiba quem era Reginaldo Moreli, homem que morreu 40 minutos após...

Morador de Rio Claro (SP), Reginaldo era reservado e fanático pelo Palmeiras. Ele passou mal em rua perto de casa, na segunda-feira (7) e...

Jovens trocam redes sociais por atividades manuais como tricô e crochê

A professora de crochê e tricô Ana Rita Clementino da Costa Tonello, integrante do Grupo Amor, comenta esse fenômeno. Nos últimos anos, um número crescente...

Guarda Civil resgata quati em residência no Jardim Nova Rio Claro

Patrulha de Proteção Ambiental/Animal realizou a captura do animal, que foi avaliado e devolvido à natureza em segurança. Na noite de 14 de março de...
Anuncie aqui

Em dois anos Rio Claro triplica adoção de animais do canil...

Todos os cães e gatos para adoção agora têm perfil na internet para facilitar novas adoções. Em Rio Claro, quem quer adotar um cão ou...

Guarda Civil localiza motocicleta furtada em Rio Claro

Agentes do GAM encontram veículo abandonado próximo ao Núcleo Administrativo Municipal Na tarde de domingo (23), por volta das 17h36, a Guarda Civil Municipal de...
Anuncie aqui