A gigante da tecnologia está comprando o GitHub por US$ 7,5 bilhões, e anunciou a compra nesta segunda-feira.
O GitHub, fundado em 2008, hospeda software de código aberto. Atualmente, possui mais de 28 milhões de usuários e hospeda mais de 85 milhões de arquivos de código, conhecidos como repositórios.
“A Microsoft é a primeira empresa de desenvolvimento, e ao unir forças com o GitHub, fortalecemos nosso compromisso com a liberdade, abertura e inovação dos desenvolvedores”
disse o CEO da Microsoft, Satya Nadella, em comunicado.
A Microsoft disse que já é a organização mais ativa do GitHub, com mais de 2 milhões de “commits” ou atualizações feitas em projetos.
As ferramentas de negócios do GitHub também são usadas por empresas como o PayPal (PYPL) , Airbnb, Spotify (SPOT), Google e Apple.
A plataforma continuará a operar de forma independente
“Para fornecer uma plataforma aberta para todos os desenvolvedores em todos os setores”,
disse a Microsoft.
A Microsoft já havia expressado interesse no site de codificação antes, mas as negociações parecem ter ganhado força nas últimas semanas. A possibilidade de um acordo foi relatada pela primeira vez pela Business Insider na semana passada.
“A aquisição do Github pela Microsoft, no valor de US $ 7,5 bilhões, reflete o pivô contínuo da empresa para o software de código aberto, buscando ampliar ainda mais sua ampla e crescente comunidade de desenvolvimento”
disse Rick Lane, analista e vice-presidente sênior da Moody’s.
O acordo também destaca a crescente importância da computação em nuvem e do ecossistema de dispositivos inteligentes conhecido como Internet das Coisas, acrescentou Lane.
O GitHub, sediado em San Francisco, teve sua parcela de problemas no ano passado. Ele está procurando um novo CEO desde que o co-fundador Chris Wanstrath anunciou sua renúncia ao papel no ano passado.
Depois que a aquisição fechar, ainda este ano, esse papel será assumido pelo vice-presidente da Microsoft, Nat Friedman, informou a empresa em seu comunicado. Wanstrath será um colega técnico da Microsoft.