Anuncie aqui
Anuncie aqui

Movimento Black Rio é tema de evento em RC nesta sexta-feira

Atividades serão na Casa de Cultura Paulo Rodrigues a partir das 15 horas.

Os jornalistas do Rio de Janeiro Luiz Felipe de Lima Peixoto e Zé Octávio Sebadelhe, são pesquisadores, escritores do livro “1976 – Movimento Black Rio” e produtores da exposição que a Casa de Cultura Paulo Rodrigues irá inaugurar no dia 10 de novembro , próxima sexta -feira, nas comemorações do Mês da Consciência Negra.

Anuncie aqui

Além de fotografia do artista Almir Veiga, o artista rio-clarense Mitones, é convidado especial e sua arte também estará na exposição.

O evento será na sexta-feira (10), às 15 horas, na Casa de Cultura Paulo Rodrigues, localizada na Rua 4, 563, entre as avenidas 11 e 13, Centro. A entrada é gratuita.

O evento é promovido pela prefeitura de Rio Claro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Orquestra Filarmônica de Rio Claro, com o apoio da Casa de Cultura Paulo Rodrigues, Arte e Encanto 4 Estações, Agência PPress de Comunicação, Assessoria dos Direitos Raciais e Conerc – Conselho da Comunidade Negra de Rio Claro.

O evento reverencia o Movimento Black Rio e a influência e importância da música negra para a cultura e sociedade brasileira.

A exposição, concebida a partir das pesquisas realizadas para a produção do livro, retrata um panorama sobre o Movimento Black Rio que buscava, por meio de uma nova expressão de comportamento e de costumes, uma afirmação do orgulho negro, contra o preconceito racial e totalmente a favor da dança e da música como formas de libertação. Mais que um som, era um sonho: a afirmação, como cidadãos.

A mocidade dos subúrbios cariocas sacudiu a cidade em bailes de música, roupas e coreografias funk/soul americano que levavam milhares de pessoas e que inspiraram grandes nomes brasileiros, ícones do movimento, como Tim Maia, Sandra de Sá, Toni Tornado e Gerson King Combo entre tantos outros.

Como parte da iniciativa, está programado show com a Banda Black Rio, no dia 19 de novembro , às 19h30, na Estação Ferroviária.

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

No primeiro programa do Questão de Saúde Podcast, a Unimed Rio Claro presenteia Rio Claro com a estreia abordando o tema da Relação de Doenças Mentais X Pandemia.

Últimas notícias

Prefeitura assina convênio para ações de extensão universitária

Convênio com Unesp e Claretiano foi assinado nesta semana. A prefeitura de Rio Claro firmou nesta semana convênio com a...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Homicídio na Avenida 100: Vítima Morre Após ser Socorrida na UPA...

Homem é morto a tiros dentro de veículo em Rio Claro; polícia busca esclarecer circunstâncias do crime sem testemunhas. Na manhã deste sábado (8), um...

O Sucesso do Grande Arraiá da Samuca: Uma Noite de Tradição...

Evento reúne grande público e celebra a união da comunidade Samuqueira em prol do Carnaval 2025. No último dia 18 de maio, o Centro de...

Uma Noite de Encanto e Música: Nat e Gabs Brilham na...

Emoção e Talento Marcaram a Estreia do Show "INVERSO" com Plateia Seleta e Apresentações Memoráveis Uma seleta plateia marcou presença na aguardada estreia do show...
Anuncie aqui

Fortalecendo Laços e Negócios: Um Encontro Memorável de Mulheres Empreendedoras

CMN comemora o Dia das Mães com solidariedade, música e networking em Rio Claro.   No último dia 14 de maio, o CMN – Conselho da...

Unidos Pela Solidariedade: Rotary Clubs de Rio Claro Realizam BingoTeco de...

Mais de uma centena de pessoas se reuniram em noite animada e solidária promovida pelos Rotary Clubs de Rio Claro. No último dia 10 de...
Anuncie aqui