Representantes de treze municípios participaram do fórum.
Ao palestrar em evento regional na quarta-feira (3), em Rio Claro, a socióloga Cristiane Lamin Souza Aguiar, Diretora da Proteção Social Básica da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, afirmou que 80% das questões das famílias são de ordem social, com reflexos em outras áreas como saúde, educação e segurança.
Profissionais da área social de treze municípios da região participaram do IV Fórum da Proteção Social Básica, realizado em Rio Claro e que discutiu o acompanhamento das famílias do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif).
A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Érica Belomi, destacou que fórum é um momento de troca de experiências e aprendizado, e ressaltou que “é preciso analisar as condições de vida da pessoa vulnerável, seu histórico, e, a partir disto, traçar o plano de atendimento”. Maria Aparecida Ribeiro Germek, diretora regional de Assistência e Desenvolvimento Social, reforçou a fala da secretária rio-clarense e frisou que ao realizar seu serviço o técnico precisa estar bem preparado, a fim de prestar um atendimento de qualidade. A diretora cumprimentou o município de Rio Claro pela organização do evento para discutir regionalmente a proteção social básica.
Marco Aurélio Campos, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, disse que o trabalho realizado pelo setor é de construção do alicerce da sociedade, já que é o de atenção integral à família.
O vice-prefeito e secretário municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Marco Antonio Bellagamba, também participou do evento, que reuniu ainda representantes de Araras, Limeira, Torrinha, Matão, Capivari, Piracicaba, Conchal, Santa Gertrudes, Cordeirópolis, São Paulo, Brotas e Pirassununga.