Anuncie aqui
Anuncie aqui

Nº de internados por doenças respiratórias sobe 25% e Campinas volta a ter fila por UTI após 6 meses

Boletim desta segunda (31) diz que SUS está lotado e rede particular tem 11 leitos livres. Prefeitura diz que pacientes em fila são assistidos em ‘leitos de retaguarda com estrutura adequada’.

Campinas (SP) registrou 14 pacientes na fila de espera por UTI exclusiva para pessoas com síndrome respiratória aguda grave (SRAG), incluindo Covid-19, segundo boletim divulgado por volta das 17h desta segunda-feira (31) pela prefeitura. Antes, a cidade havia zerado a fila em julho de 2021.

Anuncie aqui

Ao todo são 150 internados, alta de 25% no comparativo com os 120 registrados no boletim anterior, de sexta-feira. As estruturas do SUS estão lotadas e o número total de assistidos – incluindo rede particular – é o maior desde 22 setembro, quando a metrópole chegou a ter 151 internados em UTIs.

De acordo com a administração, os pacientes na fila de espera são assistidos em leitos de retaguarda com “estrutura adequada”. Veja abaixo gráfico e o que dizem a prefeitura e o governo de São Paulo.

Perfil

Do total de internados nesta segunda-feira, 73 são atendidos na rede pública: 50 em leitos de hospitais municipais e 23 no Hospital de Clínicas da Unicamp. Além disso, há 77 internados na rede particular, onde há 11 leitos livres e a taxa de uso chegou a 87,5% durante a tarde, diz a Secretaria de Saúde.

O número de internados também é o mais elevado desde que a prefeitura alterou a forma de divulgação da ocupação dos leitos de UTI em 17 de dezembro de 2021. Desde então, os boletins publicados deixaram de considerar apenas pacientes com Covid-19 e incluíram SRAG).

A taxa de ocupação geral nas unidades é de 93,17%. No comparativo com o levantamento anterior, foram acrescentados 14 leitos: um na rede municipal, três na estadual e dez em unidades particulares.

O boletim diz que há 204 pacientes com Covid-19 na enfermaria (14 a menos do que no anterior), e 77 em UTI (20 a mais). A prefeitura alegou não ser possível informar quantos são por gripe.

Leitos de UTI SRAG em Campinas

Estrutura Ocupação (em %)
SUS Municipal 100%
HC da Unicamp 100%
Rede particular 87,5%
Total 93,17%
Fonte: Prefeitura

Os leitos estão divididos da seguinte forma, em números absolutos:

SUS municipal: 50 leitos, dos quais 50 estão ocupados. Não há estrutura livre.

HC da Unicamp: 23 leitos, dos quais todos estão ocupados. Não há estrutura livre.

Particular: 88 leitos, dos quais 77 estão ocupados. Há 11 livres.

O que será feito?

A Secretaria de Saúde informou que analisa diariamente a situação epidemiológica da Covid-19 e, na semana passada, entrou em contato com o estado para solicitar mais leitos de UTI e aguarda retorno. “Além disso, está sendo estudada a abertura de 20 leitos de enfermaria SRAG na UPA Carlos Lourenço, conforme foi feito no ano passado”, diz nota da assessoria.

Em outro trecho, a pasta ressaltou que todas as pessoas internadas são “assistidas pelos serviços de maneira adequada”, e que o município assinou dois contratos que garantiram mais 44 leitos no SUS, entre eles, 20 de UTI e 24 de enfermaria para a rede. “Nas últimas semanas, a Secretaria de Saúde tem sentido uma leve diminuição na procura por atendimentos de sintomáticos respiratórios. Caso os dados sejam consolidados, deve haver uma diminuição na pressão por leitos”, ressalta o texto.

Já a Secretaria de Saúde do estado alegou que acompanha o cenário, mantém diálogo com gestores regionais para análises técnicas e definição das estratégias assistenciais. Além disso, informou que no monitoramento pode haver ampliação de leitos, mas não indicou qual é a resposta à prefeitura.

“A região de Campinas encontra-se com ocupação de 61% em enfermaria e 57,8% de UTI. A ativação de novos leitos não é prerrogativa exclusiva do Estado, mas também da União e das prefeituras. Toda e qualquer medida adotada no Estado para enfrentamento da pandemia é precedida por análises técnicas junto ao Comitê Científico”, diz nota ao mencionar ainda que os serviços estaduais do SUS buscam garantir “assistência adequada e oportuna a todos”.

Evolução

Veja abaixo gráfico que mostra a situação de leitos da metrópole. A partir de 2021, ele desconsidera dados do AME, que temporariamente voltou a ter leitos de UTI para Covid-19 em 27 de março. Já em 12 de agosto, o governo de São Paulo informou que a unidade concedeu alta para o último paciente com a doença internado no local e, a partir de 1º setembro, voltou a atender com especialidades.

 

Fonte: g1 Campinas e região

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Dr. Nelmer Rodrigues conversa com Dr. Alexandre Viviani - Cardiologista e também o Dr. Sérgio Antonio Pezzoti - Cardiologista falando sobre o tema "As Doenças do Coração".

Últimas notícias

Festival Conhecendo os ODS promove palestras, oficinas e rodas de conversa sobre o futuro sustentável

Evento realiza atividades presenciais e virtuais para debater o papel das indústrias e da sociedade no desenvolvimento do planeta Entre...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Fim dos Cambistas?

Você, pobre mortal, tenta comprar um ingresso para grandes shows musicais ou jogos esportivos e não consegue! Se for compra virtual em poucos minutos...

Pode isso, Arnaldo?

Por: Willian Nagib Filho No preâmbulo da Constituição Federal consta que os representantes do povo ali reunidos instituíram um Estado Democrático, destinado a assegurar a...

Alegria e Cultura Afro no Projeto “Sambas de Terreiro” Atraem Público...

No último dia 3 de novembro, a segunda edição do projeto "Sambas de Terreiro" transformou o Templo de Umbanda "Vovô Serafim e Ogum Três...
Anuncie aqui

10º BAEP Realiza Operação com GAECO e Prende Suspeita em Limeira

Ação no Jardim Lagoa Nova cumpriu mandado de prisão, resultando na apreensão de objetos e valores relacionados ao caso. Na manhã desta terça-feira (12), às...

Desfile Solidário: Elegância e Generosidade em Cena pelo Rotary Club de...

Evento em parceria com a Polo Sul Modas encantou com moda e solidariedade, arrecadando fundos para ações comunitárias e projetos internacionais do Rotary. Rio Claro...
Anuncie aqui